Páscoa: nutricionista do Hapvida Saúde dá dicas para quem tem intolerância à lactose

Ovo de Páscoa1

Muita gente não sabe, mas basta um simples copo de leite ou um pedaço de queijo para fazer mal a uma pessoa que tem intolerância à lactose. E com a aproximação da Páscoa, os tão desejados ovos de chocolate podem se tornar um inimigo poderoso e causar desde náuseas até outros sintomas mais graves.

Segundo a nutricionista do Hapvida de Saúde, Ilana Andrade, a intolerância à lactose é uma deficiência e não uma doença como muitos pensam. Geralmente, ocorre porque o organismo se torna incapaz de digerir uma substância conhecida como o “açúcar do leite”. Esta incapacidade é resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase, que ocasiona uma reação exacerbada do organismo quando entra em contato com a lactose.

“Estima-se que 70% da população mundial tenham algum grau de deficiência da lactose, sendo que a concentração dessa enzima diminui muito a partir dos cinco anos de idade. Entretanto, nem todos são intolerantes à lactose, já que esse agravo depende também de fatores genéticos e nutricionais”, explica a especialista.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.