Partido social-democrata é derrotado na Alemanha, e extrema direita leva segundo lugar nas eleições do Parlamento Europeu

Lideranças do Alternativa para a Alemanha (AfD), comemoram resultados iniciais nas eleições para Parlamento Europeu
Lideranças do Alternativa para a Alemanha (AfD), comemoram resultados iniciais nas eleições para Parlamento Europeu — Foto: AFP

O partido social-democrata SPD do chanceler alemão Olaf Scholz sofreu um grande derrota nas eleições europeias deste domingo, quando foi amplamente superado pelos conservadores, seguidos da extrema direita, de acordo com pesquisas de boca de urna. O SPD obteve 14% dos votos, enquanto os conservadores (CDU e CSU) ficaram em primeiro lugar com entre 29,5% e 30% e a extrema direita AfD obteve a segunda colocação com entre 16% e 16,5%.

— Ganhamos a eleição para o Parlamento Europeu na Alemanha — comemorou Friedrich Merz, principal líder do CDU. — O resultado foi um desastre para partidos tradicionais. Os números devem servir de aviso para fazer o governo federal refletir e mudar a política de Estado.

Em transmissão direta de Bruxelas na sede do partido em Berlim, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, também do CDU, fez um discurso curto, diplomático e moderado ao celebrar o resultado vitorioso da sigla.

Von der Leyen, reconhecida por seus posicionamentos assertivos sobre os principais assuntos do continente, apenas brevemente parabenizou os correligionários e agradeceu aos eleitores, sem fazer referência a adversários. Na próxima legislatura, a atual comandante da Comissão terá que negociar com as novas coalizões para se manter na presidência do órgão.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.