Para vender caças, lobista prometeu investimento em berço político de Lula

No trabalho de lobby para vender 36 caças modelo Gripen da empresa sueca Saab ao governo federal, Mauro Marcondes Machado, 79, um dos presos pela Operação Zelotes, usou como argumento a promessa de que os suecos investiriam, em contrapartida, US$ 200 milhões em São Bernardo do Campo (SP), berço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A promessa consta da minuta de carta, datada de agosto de 2012, apreendida pela PF em poder de Marcondes e tendo Lula como suposto destinatário –o ex-presidente negou, em depoimento à PF, ter recebido a comunicação. Alguns dos requisitos do governo brasileiro para a escolha da empresa fornecedora dos caças eram a transferência de tecnologia e investimentos em território brasileiro. Além dos suecos, disputaram a fase final do processo uma empresa norte-americana, a Boeing, e outra francesa, a Dassault.

A Saab de fato foi a escolhida pelo governo, em outubro de 2014, na gestão de Dilma Rousseff. O negócio é estimado em US$ 5,4 bilhões. Em outro papel apreendido, há o registro de uma tentativa de reunião com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT-SP), para tratar do “centro de desenvolvimento de tecnologia da Saab”.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.