Panda-vermelho e outros 86 animais que seriam contrabandeados são resgatados em aeroporto na Tailândia

Panda-vermelho resgatado
Panda-vermelho resgatado — Foto: Thailand's Customs Department

Autoridades aduaneiras tailandesas prenderam seis indianos por tentarem contrabandear um panda vermelho e outros 86 animais para fora do reino, incluindo cobras, papagaios e lagartos-monitor, disseram autoridades na quarta-feira. Os animais foram descoberto escondidos na bagagem despachada dos suspeitos no Aeroporto Suvarnabhumi de Bangkok, enquanto tentavam voar para Mumbai.

A Tailândia é um importante centro de trânsito para contrabandistas de vida selvagem, que frequentemente vendem os animais na China e no Vietnã, embora nos últimos anos tenha havido um aumento no tráfico para a Índia.

“Descobrimos que os animais incluem 29 lagartos-monitor de garganta preta, 21 cobras, 15 pássaros, incluindo papagaios – um total de 87 animais. Os animais estavam escondidos dentro da bagagem”, disse o Departamento de Alfândega em um comunicado.

Fotos divulgadas pelo departamento mostraram o panda vermelho – uma espécie ameaçada – espiando de uma cesta de vime e um papagaio preso em um recipiente plástico com furos de ar rudemente perfurados na tampa.

Mais potes de plástico continham lagartos, enquanto cobras estavam enroladas juntas em sacos de pano.

Os suspeitos enfrentam um máximo de 10 anos de prisão ou quatro vezes o valor dos impostos de importação.

No mês passado, um mongol foi preso no mesmo aeroporto por tentar contrabandear dragões-de-Komodo, pítons e duas dúzias de peixes vivos para fora do reino.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.