Países avançam em planos para realizar eleições em meio à pandemia

Se pensou também, mas esse não foi um posicionamento de todos, em dividir a votação por faixa etária. Por exemplo, os idosos votam pela manhã, e o restante da população, à tarde

A pandemia de coronavírus segue matando milhares de pessoas por dia, mas ao menos nove países (EUA, Rússia, Espanha, Polônia, Bolívia, Chile, Islândia, Maláui e Belarus) avançam em planos para realizar eleições e votações gerais em breve. A maioria deles havia adiado as votações, marcadas para o período entre março e maio, devido ao auge da pandemia, e agora irão às urnas já a partir do fim de junho.

Segundo a Folha de S. Paulo, realizar as votações agora pode favorecer governos que buscam a reeleição, desde que eles não tenham cometido erros marcantes. Líderes no poder tiveram grande espaço na mídia nos últimos meses —e alguns deles anunciaram medidas positivas, como auxílios emergenciais, que trazem ganhos de imagem.“Em momentos de incerteza, as pessoas tendem a favorecer as opções que já conhecem”, avalia Leandro Cosentino, cientista político e professor da Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.