Pai de Henry Borel divulga carta no aniversário do filho e acusa Jairinho e Monique Medeiros de abuso sexual

Henry Borel e o pai, Leniel Borel com a filha caçula Valentina
Henry Borel e o pai, Leniel Borel com a filha caçula Valentina — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

O engenheiro Leniel Borel, de 40 anos, escreveu uma carta aberta ao filho Henry Borel, que faria 8 anos hoje se estivesse vivo. No texto, publicado pelo GLOBO com exclusividade, ele fala do nascimento da sua filha Valentina. “Um filho não substitui o outro”, diz.

Leniel será assistente de acusação no julgamento de Monique Medeiros e do ex-vereador Jairinho, acusados de terem matado o menino há quase três anos. Monique era mãe de Henry e vivia com o político na época que o menino foi assassinado no apartamento do casal. Na carta, o pai da vítima acusa Jairo e Monique de terem abusado sexualmente do seu filho. “Não consigo tirar da cabeça a ideia de que as marcas em seu bumbum foram causadas pelos abusos cometidos por esses dois monstros”, denuncia o pai na carta.

Henry foi morto no dia 8 de março de 2021. Um laudo do IML concluiu que ele tinha lesões no crânio, ferimentos internos e hematomas nos membros superiores, indicando que a criança teve morte violenta. Jairinho e Monique são réus e aguardam julgamento pela morte de Henry.

A polícia do Rio nunca chegou a investigar os supostos abusos sexuais sofridos por Henry, apesar de haver uma foto em que o menino apresenta uma assadura nas partes internas das nádegas. Tanto a defesa de Jairinho quanto a de Monique negam veementemente que o menino tenha sofrido violência sexual enquanto estava com eles.

Segundo Leniel, quando Monique identificou que Henry estava machucado no bumbum, ela ligou para o pai acusando seu sogro de abuso sexual. Leniel conversou com os pais e viu que não fazia o menor sentido tal denúncia. Na época, concluiu-se que a assadura poderia ter sido causada pelo uso indevido de papel higiênico. “A gente nunca usava papel. O Henry era lavado com água após fazer cocô. Perguntei a minha mãe se ela usou papel, mas ela negou. Meu pai nunca deu banho no meu filho. Então só me resta pensar que eles abusaram do meu Henry”, diz Leniel.

Meu anjinho Henry,

03 de Maio de 2024

Hoje você faria 8 aninhos.

Três anos se passaram desde que você partiu. Tenho certeza que hoje o céu está novamente em festa para comemorar o aniversário do meu anjo. Você está contagiando a todos em sua volta, com absoluta certeza. Só Deus sabe a dor da falta que você me faz!

Apesar de sentir sua falta diariamente, hoje é uma data que a saudade machuca muito mais.

Ah, seria um dia de alegria, celebração e muitos presentes, pois é o seu aniversário. Não consigo me conformar que você não estará presente. Você foi cedo demais!⠀

Você aparece para mim das formas mais variadas, nas coisas que eu vejo, nas coisas que faço, tudo lembra você! E quando me perguntam se tenho filhos? Sim, tenho o Henry (meu primogênito), mas agora, filho, temos também a Valentina (sua irmã) que parece muito com você.

Nem sei com que frequência penso em você. Sei lá, todos os dias? Tudo me lembra você! Por isso, gostaria de poder dividir novos momentos:

Aprovamos a Lei Henry Borel em sua memória, em sua honra … Por você! E hoje esta lei já está salvando milhares, senão milhões de crianças no Brasil.

Sim, filhinho, decidi também compartilhar um grande momento de felicidade nesta carta. Há uma semana, nasceu sua irmãzinha, Valentina Borel. Ela chegou ao mundo cheia de saúde e amor, uma bebê adorável. Ao embalar ela em meus braços, lembro muito de você quando recém-nascido. Os traços do rosto, o sorriso, o cabelinho, até mesmo as ruguinhas nos joelhos e o dedinho do pé tortinho, como o seu e o do seu pai.

Expressar em palavras a emoção que sinto agora é um desafio. Uma mistura de alegria pela chegada dessa nova vida e tristeza profunda por não poder compartilhar este momento contigo, meu filho. Tenho certeza de que você cuidaria dela com todo carinho.

Embora saiba que você esteja no céu ao lado de Deus, em um lugar especial onde tudo vê, é importante reforçar que nenhum filho jamais substituirá o outro. Você é único. Contudo, sua irmãzinha veio preencher um vazio imenso em meu coração desde que você foi tirado de mim por dois assassinos impiedosos.

Em minha mente, sinto como se Deus tivesse me presenteado com outro anjo. O quarto que era seu agora também será dela. Mas suas coisinhas permanecem guardadas com muito carinho: as roupinhas, a chupeta, os brinquedos a até a mamadeira.

Quando Valentina segura meu dedo com firmeza, uma enxurrada de pensamentos invade minha mente. Lembro de cada minutinho ao seu lado. Ah, como daria tudo por mais um abraço! O que poderia ter feito para evitar sua partida? Será que te protegi o suficiente? Como pude imaginar que um filho pudesse ser vítima da própria mãe? Como?

Às vezes, fecho os olhos e o desespero me consome só de pensar no sofrimento que você deve ter enfrentado antes de partir nas mãos daqueles assassinos cruéis. Não consigo tirar da cabeça a ideia de que as marcas em seu bumbum, foram causadas pelos abusos cometidos por Jairo e Monique, esses dois monstros. Queria tanto que pudesse me contar tudo, mesmo que em sonho ou pesadelo, tudo o que aconteceu dentro daquela apartamento.

Uma coisa é certa: nenhum dos dois sairá impune. Essa é minha promessa para você! O julgamento daqueles que tiraram você de mim acontecerá ainda este ano, se Deus permitir. Mas saiba de uma coisa, meu filho, minha luta por justiça não terminará com a sentença que condenará esses assassinos. Minha luta por você só cessará quando eu estiver ao seu lado novamente.

Quando as pessoas me perguntam: “Como você tem conseguido sobreviver sem o seu filho?” Só tenho uma resposta: “Sustentando-me na certeza de que o reencontrarei e de que viveremos plenamente.”

Hoje deixo você, Henry, meu amado filho a minha profunda homenagem, pois não poderemos cantar parabéns juntos mais uma vez. O meu amor de pai jamais se esgotará. Que o céu celebre o seu aniversário!⠀

Você não está somente nos meus pensamentos, está no meu coração. Enquanto papai tiver memória, Henry terá vida!

O meu tempo é contado ao contrário desde que você se foi. Sim, faz 8 anos que recebi o presente mais lindo de Deus, porém menos um dia para poder reencontrá-lo novamente.

Até daqui a pouco, meu amado filho. Obrigado pela oportunidade de ser o seu pai!

Com amor eterno,

Seu pai, Leniel.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.