Or­ga­ni­za­ções lan­çam mo­vi­men­to pa­ra cor­re­ção dos erros do au­xí­lio emer­gen­ci­al

Nu­ma mo­bi­li­za­ção na­ci­o­nal, 162 or­ga­ni­za­ções e mo­vi­men­tos lan­çam ho­je do­cu­men­to que apon­ta 20 obs­tá­cu­los en­con­tra­dos na im­ple­men­ta­ção do au­xí­lio emer­gen­ci­al de R$ 600 que pre­ci­sam ser ata­ca­dos com ur­gên­cia pa­ra a pror­ro­ga­ção do be­ne­fí­cio e a ela­bo­ra­ção de uma ba­se pa­ra ti­rar do pa­pel a cri­a­ção de um pro­gra­ma de ren­da bá­si­ca pa­ra os bra­si­lei­ros mais vul­ne­rá­veis. SEgundo o Estado de S. Paulo, no do­cu­men­to, as or­ga­ni­za­ções co­bram uma res­pos­ta ime­di­a­ta dos ór­gãos do go­ver­no fe­de­ral res­pon­sá­veis pe­la efe­ti­va­ção do au­xí­lio e aler­tam os par­la­men­ta­res que es­tão dis­cu­tin­do pro­je­tos de lei que pror­ro­gam a po­lí­ti­ca ou pro­põem um no­vo be­ne­fí­cio pa­ra am­pli­ar a re­de de pro­te­ção so­ci­al de­pois da pan­de­mia pa­ra a ne­ces­si­da­de de cor­ri­gir os pro­ble­mas.

O mo­vi­men­to “A Ren­da Bá­si­ca que Que­re­mos!” vem no ras­tro das se­gui­das des­co­ber­tas, nas úl­ti­mas se­ma­nas, do re­ce­bi­men­to in­de­vi­do do au­xí­lio por cen­te­nas de mi­lha­res de mi­li­ta­res, só­ci­os de em­pre­sas e ci­da­dãos de al­ta ren­da, en­quan­to cer­ca de 10 mi­lhões de pes­so­as aguar­dam a aná­li­se, al­gu­mas há mais de 50 di­as. Ou­tras 42,7 mi­lhões de pes­so­as fo­ram con­si­de­ra­das ine­le­gí­veis pe­lo cru­za­men­to de da­dos do go­ver­no, se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Ci­da­da­nia, mas são mui­tos os ca­sos de re­que­ren­tes que dis­cor­dam da jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra a re­cu­sa da­da na res­pos­ta. En­tre os obs­tá­cu­los apon­ta­dos es­tão tam­bém a fal­ta de ar­ti­cu­la­ção com Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os, a au­sên­cia de um ca­nal de con­tes­ta­ção pa­ra quem te­ve o au­xí­lio ne­ga­do, a não atu­a­li­za­ção do Ca­das­tro Úni­co de pro­gra­mas so­ci­ais e res­tri­ções a gru­pos es­pe­cí­fi­cos. Mais de 12 mi­lhões de fa­mí­li­as fi­ze­ram a úl­ti­ma atu­a­li­za­ção no CadÚ­ni­co há mais de um ano, e um mi­lhão de­las, há mais de dois anos, se­gun­do re­la­tó­rio do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU).

Do­cu­men­to lan­ça­do por 162 or­ga­ni­za­ções apon­ta 20 bar­rei­ras na im­ple­men­ta­ção do pro­gra­ma e pe­de res­pos­tas rá­pi­das