Opinião do Leitor: “Hospital Universitário não é condição para que sistema de saúde da região funcione”

Por Carlos Caio

Olá, Marcos Dantas, certamente um Hospital Universitário – HU, traria benefícios ao Seridó, no entanto, penso que o necessário realmente é que a rede de saúde da região, e do estado como um todo, seja melhor gerenciada. Podemos ter um bom hospital, um bom Centro de Atenção Psicossocial – Caps, um bom banco de sangue – Hemocentro, uma boa Estratégia Saúde da Família – ESF, sem que obrigatoriamente tenhamos um HU. O hospital Universitário seria bom, contudo ele não é a condição fundamental para que o sistema de saúde da região funcione.

Já existe uma rede de saúde implantada (hospital, Caps, ESF…), porém ela é mal administrada, apesar de sabermos que recebe recursos consideráveis para funcionar bem. Se não observarmos isso, não vai demorar e veremos os políticos de Caicó começarem a dizer que nossa saúde não é boa por que nos falta um HU, tudo em nome da “politicagem”. Cometários desse tipo já foram proferidos…

Outro ponto interessante nesse contexto é o que os cursos de medicina, criados a partir do Programa Mais Médicos – PMM, propõem-se a formar profissionais em localidades distantes dos grandes centros, entregando à sociedade egressos adaptados à realidade local. Nesse sentido, antes da instalação do curso, é feito um estudo da capacidade do município para recebê-lo, no que diz respeito à existência de uma rede de saúde capaz de proporcionar o seu funcionamento com qualidade aceitável. Logo, para que se instalasse o curso de medicina em Caicó, “alguém” disse que o município e a região estavam preparados.

Outro aspecto, é que o novo modelo de formação médica adotada pelo PMM privilegia os componentes sócio-culturais relacionados ao processo de adoecimento, deslocando o enfoque do componente fisiopatológico, tradicionalmente hegemônico. Sendo esse um dos argumentos do governo para justificar a viabilidade da implantação de novos cursos em localidades que não contam com grandes hospitais. Até por que não seria possível a expansão de hospitais universitários na velocidade que estão sendo criados novos curso de medicina

Na verdade, parece que o governo federal tenta diminuir a carência de médicos usando como modelo de formação o adotado em Cuba, o que traz inquietações ao estudante que alimentou seu sonho de ser médico observando a medicina mais voltada ao emprego de tecnologias de ponta e a paradigmas tecnicistas. O triste é ver que sempre a classe política usa uma desculpa para não termos uma saúde digna. Um HU pode sim contribuir para a saúde do Seridó, no entanto não é indispensável para que ela funcione bem, que não “politiquemos” os fatos.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.