Operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar totalizam R$ 200 bilhões

Em 22 anos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, já disponibilizou R$ 200 bilhões em crédito para auxiliar milhões de famílias rurais.

Atualmente, o Pronaf é a principal política pública brasileira de crédito para as unidades familiares de produção, afinal, oferece crédito com os juros mais baixos praticados no mercado para a produção de alimentos da cesta básica.

O acesso ao programa começa na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.

Depois de decidir o que financiar, a família deve procurar o sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), como a Emater, para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. O subsecretário de Agricultura Familiar, Everton Augusto Paiva Ferreira, dá mais detalhes sobre o programa.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.