Operação nacional prende 23 no Rio Grande do Norte

O Ministério da Justiça deu início às 0h de quarta-feira (7) e encerrou às 23:59h desta quinta-feira (8), em 11 estados (Goiás, Pará e mais os nove estados do Nordeste do país) e no Distrito Federal, mais uma edição da ‘Operação Brasil Integrado´. No RN, as ações policiais que, inicialmente seria concentrada nas regiões Metropolitana de Natal e Oeste, foram ampliadas para as cidades de Angicos, Assú, Nova Cruz, Patu, Pau dos Ferros e Santana dos Matos. A meta desta operação integrada foi reprimir e prevenir a prática de crimes homicídios, além de outras infrações penais como roubo, furto e tráfico de drogas.

Num plano semelhante ao executado na Copa do Mundo de 2014 e na ação realizada em junho deste ano, participaram de forma integrada da operação mais de 7.346 profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros de todo o Brasil, sendo 406 destes, somente do Rio Grande do Norte. Tudo foi coordenado a partir da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), em Brasília, que mantém contato com os Centros de Comando e Controle nos estados.

Para efeito de contabilização, o relatório divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), divulgado na tarde desta sexta-feira (9), traz somente os registros desenvolvidos nas regiões Metropolitana e Oeste, conforme orientado pelo Plano Estratégico do Ministério.

De acordo com a secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, o reforço do policiamento nestas regiões se deu por meio do efetivo diário de serviço mais o complemento, por meio da liberação de diárias operacionais pelo Governo do Estado, onde foram cumpridos mandados de prisões por diversos crimes em toda a região, assim como patrulhamentos táticos e barreiras policiais em pontos estratégicos. “Além intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência, a operação do Ministério da Justiça também serve para fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região”, destacou a secretária da Sesed.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.