OMS recomenda que países esperem duas semanas para cada fase do fim do confinamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que os países que decidirem aliviar as restrições impostas para combater a disseminação do coronavírus devem esperar pelo menos duas semanas para mensurar o impacto das mudanças antes de mudar as regras novamente. Em sua mais recente atualização da estratégia, a agência das Nações Unidas disse que o mundo está em um “momento crucial” da pandemia e que a “velocidade, escala e equidade devem ser nossos princípios de orientação” nas decisões sobre as medidas a tomar para flexbilizar as medidas de isolamento social, de modo que o risco de novos surtos da Covid-19 seja minimizado.

Segundo a OMS, todo país deve implementar medidas abrangentes de saúde pública para manter um estado estável sustentável de baixo nível ou nenhuma transmissão e preparar sua capacidade de reação para controlar rapidamente qualquer novo pico de disseminação e aumento de casos.

Alguns dos países mais atingidos pelo vírus estão agora considerando flexibilizar de modo gradual as medidas de confinamento social. A experiência de países como a China, no entanto, mostra que o retorno das atividades sociais e econômicas deverá acontecer sob regras estritas, em uma espécie de “novo normal”.

Do Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.