Obra polêmica de túnel: Unesco quer adicionar Stonehenge à lista de patrimônios ameaçados; entenda

Turistas observam pôr do sol em Stonehenge no dia de solstício de inverno
Turistas observam pôr do sol em Stonehenge no dia de solstício de inverno — Foto: Divulgação

A organização cultural da ONU disse nesta segunda-feira que recomendou adicionar Stonehenge, o renomado sítio pré-histórico da Inglaterra, à sua lista de patrimônio mundial em perigo, o que seria visto como uma vergonha para Londres. O local está na mira da organização da ONU devido aos planos do governo britânico de construir um polêmico túnel rodoviário perto do patrimônio mundial, no sudoeste da Inglaterra.

Em uma decisão escrita à qual a AFP teve acesso, o Comitê do Patrimônio Mundial recomendou que Stonehenge fosse adicionado à lista de patrimônio em perigo do organismo da ONU “com vista a mobilizar o apoio internacional”. A decisão terá de ser votada pelos Estados-membros d organização em uma reunião em Nova Deli, em julho.

Um diplomata disse à AFP que a decisão provavelmente será aprovada. Stonehenge é considerado patrimônio mundial da Unesco desde 1986. A colocação na lista de patrimônio em perigo do órgão da ONU é vista como uma desonra por alguns países.

Em julho do ano passado, o governo britânico aprovou a construção de um controverso túnel rodoviário perto de Stonehenge, apesar dos esforços de ativistas para suspender o projeto de 1,7 bilhão de libras (cerca de R$ 11,63 milhões). Um diplomata destacou que Londres decidiu aprovar o projeto “apesar dos repetidos avisos do Comité do Património Mundial desde 2017”.

O túnel planejado tem como objetivo aliviar o congestionamento em uma estrada principal existente para o sudoeste da Inglaterra, que fica especialmente movimentada durante os períodos de pico de férias. Especialistas alertaram sobre “danos permanentes e irreversíveis” à área.

Manifestantes realizaram protestos contra o túnel em um local que consideram sagrado e onde celebram o solstício de verão e de inverno – os dias mais longos e mais curtos do ano. Construído em etapas entre cerca de 3.000 e 2.300 a.C., Stonehenge é um dos monumentos megalíticos pré-históricos mais importantes do mundo em termos de tamanho, layout sofisticado e precisão arquitetônica.

A Unesco mantém uma lista de locais com estatuto de Patrimônio Mundial em todo o mundo, um título de prestígio que os países competem para conceder aos seus locais naturais e artificiais mais famosos. Uma listagem pode ajudar a impulsionar o turismo – mas traz consigo obrigações para proteger o local.

A cidade portuária de Liverpool, no noroeste de Inglaterra, perdeu o estatuto de Patrimônio Mundial devido às suas docas em 2021, depois de especialistas da Unesco concluírem que os novos empreendimentos imobiliários na cidade tinham causado um impacto excessivo no seu tecido histórico.

A milenar estrutura de pedra foi alvo de protestos do grupo ambientalista “Just Stop Oil”. Dois vândalos, identificados como Rajan e Niamh, pulverizaram tinta em pelo menos três dos antigos monólitos de pedra e foram presos em seguida.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.