O que Kate Middleton diz no vídeo em que assume estar com câncer e fazendo quimioterapia

Em vídeo publicado nas redes sociais, Kate Middleton, a princesa de Gales, anunciou que está em tratamento contra o câncer
Em vídeo publicado nas redes sociais, Kate Middleton, a princesa de Gales, anunciou que está em tratamento contra o câncer — Foto: Reprodução

A princesa Kate Middleton, de 42 anos, anunciou nesta sexta-feira que está em tratamento contra um câncer. A princesa de Gales disse que o diagnóstico foi “um grande choque” após ter passado por “alguns meses incrivelmente difíceis”. Em um vídeo de pouco mais de 2 minutos, ela contou um pouco sobre o tratamento, agradeceu a todos que demonstraram preocupação e enviou uma mensagem a quem, assim como ela, foi diagnosticado com a doença.

Na publicação, Kate começou destacando que foram “meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família” e agradeceu à “equipe médica fantástica”. Ela mencionou a cirurgia abdominal a qual foi submetida no dia 16 de janeiro, em Londres.

Naquela época, o Palácio de Kensington não informou o motivo do procedimento, mas afirmou que tudo foi “planejado” e que não se tratava de câncer. A princesa contou que, de fato, na época achava-se que a condição não era cancerígena.

— A cirurgia foi bem-sucedida, mas os exames após a operação constataram a presença de câncer — afirmou a princesa de Gales, sem especificar o tipo.

Kate afirmou que sua equipe médica aconselhou que fizesse quimioterapia preventiva, e que agora está “nos estágios iniciais do tratamento”. O Palácio de Kensington, que divulgou o vídeo em suas redes sociais, disse estar confiante de que a princesa irá se recuperar totalmente.

Kate destacou que o processo todo exigiu “tempo”: tanto para se recuperar da cirurgia e dar início à quimioterapia, quanto para explicar aos filhos — George, Charlotte e Louis — “de uma maneira apropriada” sobre sua condição e para “tranquilizá-los de que eu vou ficar bem”.

A princesa também tranquilizou seus súditos e fãs espalhados pelo mundo, afirmando que está bem e se fortalecendo a cada dia, “concentrando-me nas coisas que me ajudarão a curar minha mente, meu corpo e meu espírito”.

No vídeo, Kate mencionou seu marido e herdeiro do trono britânico, o príncipe William, afirmando que tê-lo ao seu lado neste momento é “uma grande fonte de conforto e segurança, assim como o amor, o apoio e a gentileza demonstrados por muitos de vocês”.

Disse ainda que está ansiosa para voltar “quando puder” aos seus compromissos, mas frisou que por enquanto irá se concentrar em sua recuperação completa. E concluiu enviando uma mensagem para aqueles que também foram diagnosticados com câncer:

— Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo câncer. Para todos que enfrentam essa doença, seja qual for a forma, por favor, não percam a fé ou a esperança.

O sogro de Kate, o rei Charles III, também está passando por um tratamento contra o câncer. Ele foi diagnosticado no início deste ano, e o comunicado foi oficialmente feito no último mês.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente por todas as maravilhosas mensagens de apoio e por sua compreensão enquanto me recuperava de uma cirurgia. Foram dois meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família, mas tive uma equipe médica fantástica que cuidou muito bem de mim e sou muito grata por isso.

Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na época, achava-se que minha condição não era cancerígena. A cirurgia foi bem-sucedida, mas os exames após a operação constataram a presença de câncer. Minha equipe médica, portanto, aconselhou que eu fizesse um tratamento de quimioterapia preventiva e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento. É claro que isso foi um grande choque. William e eu estamos fazendo tudo o que podemos para processar e administrar isso em particular para a segurança de nossa jovem família.

Como você pode imaginar, isso levou tempo. Levei tempo para me recuperar de uma cirurgia de grande porte para iniciar meu tratamento, mas o mais importante é que levamos tempo para explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma apropriada para eles e para tranquilizá-los de que ficarei bem.

Como disse a eles, estou bem e me fortalecendo a cada dia, concentrando-me nas coisas que me ajudarão a me curar, em minha mente, corpo e espírito. Ter o William ao meu lado é uma grande fonte de conforto e segurança, assim como o amor, o apoio e a bondade demonstrados por muitos de vocês. Isso significa muito para nós dois. Esperamos que entendam que, como família, agora precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto concluo meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda sensação de alegria e estou ansiosa para voltar quando puder. Mas, por enquanto, preciso me concentrar na minha recuperação total.

Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo câncer. Para todos que estão enfrentando essa doença, seja qual for a forma, por favor não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos.

A princesa de Gales foi internada para uma “cirurgia abdominal planejada” em 16 de janeiro, de acordo com um comunicado oficial divulgado na época. A equipe médica sugeriu que ela provavelmente não voltaria às funções reais antes da Páscoa. Na ocasião, o comunicado do palácio reconheceu que a notícia despertaria o “interesse” do público, mas pediu respeito e privacidade e afirmou que forneceria apenas “informações novas e significativas” sobre o progresso médico de Kate.

Após 13 dias de tratamento e recuperação na clínica, ela recebeu alta. Foi informado, então, que estava progredindo bem, ainda que nenhum detalhe adicional sobre a condição da princesa tenha sido anunciado na época — algo que fez com que os rumores sobre seu real estado de saúde ganhassem espaço na mídia.

Numa tentativa de acalmar os ânimos, o palácio publicou uma foto de Kate ao lado dos filhos no Dia das Mães britânico, em 10 de março. Pouco depois, no entanto, a imagem foi retirada por vários veículos de imprensa, incluindo quatro grandes agências de notícias do mundo, que apontaram evidências de adulteração. A princesa reconheceu a edição e pediu desculpas pela “confusão”.

A imagem, porém, acabou gerando uma torrente de teorias e levantou ainda mais dúvidas sobre o verdadeiro estado da princesa.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.