O GLOBO cria SOS Rio Grande do Sul, ambiente em seu site com conteúdo aberto a todos os leitores

Drama das chuvas: voluntários trabalham no resgate de moradores em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Drama das chuvas: voluntários trabalham no resgate de moradores em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Anselmo Cunha / AFP

A proporção da calamidade pública que atinge o Rio Grande do Sul, e a perspectiva de que seus efeitos ainda serão sentidos a longo prazo, levaram O GLOBO a criar um ambiente em seu site para concentrar toda a extensa produção do jornal sobre o tema, com acesso gratuito a todos os leitores, mesmo os não assinantes.

O SOS Rio Grande do Sul, que fica dentro da editoria Brasil, passa a concentrar a cobertura ao vivo que vem sendo feita pelo jornal, com reportagens, fotos, infográficos e, principalmente, o material de serviço para quem foi atingido pelas enchentes e para quem quer ajudar as vítimas. Nesta situação crítica para o estado e para o país, O GLOBO emprega toda energia possível na prestação de serviços relevantes e atualizados, disponibilizando um conteúdo pautado por precisão, objetividade e agilidade.

Os sites dos jornais Extra e Valor Econômico e da rádio CBN também terão em seus sites um ambiente SOS Rio Grande do Sul concentrando suas produções jornalísticas sobre as enchentes no Estado. As iniciativas têm o objetivo de amplificar o alcance do conteúdo sobre fatos de interesse público, uma das missões dos princípios editoriais dos veículos do grupo.

Até a tarde de quarta-feira (8/5), pelo menos 1,4 milhão de pessoas haviam sido afetadas no RS, que contabilizava 100 mortos, 128 desaparecidos e 163.720 desalojados. De acordo com o governo gaúcho, há 401 municípios afetados pelas chuvas, número quatro vezes maior do que na última catástrofe, em setembro de 2023, e a previsão meteorológica mostra que a situação tende a se agravar ainda mais nos próximos dias, com novos temporais, ventos fortes, enchentes, granizo e uma onda de frio, que representa um risco ainda maior para desabrigados.

Além de noticiar o desenrolar dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul e seus impactos social, econômico, político e ambiental, O GLOBO terá reportagem local para acompanhar as ações de auxílio à população atingida, bem como as histórias de pessoas que tiveram suas vidas totalmente modificadas pelas enchentes.

Ao longo das próximas semanas, o jornal também acompanhará o processo de reconstrução do Estado e de sua infraestrutura e logística, bem como as ações do governo federal ligadas à calamidade pública gaúcha. Outra preocupação é retratar as iniciativas de prevenção que devem ser tomadas para evitar que tragédias como essa se repitam, no Rio Grande do Sul e no resto do país.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.