Novos crachás da Assembleia trazem novidades para a identificação do servidor

Considerando o início de uma nova legislatura, a Assembleia Legislativa deu início à confecção dos novos crachás de identificação dos servidores. Além da agilidade na emissão dos novos documentos, que é produzido e entregue na hora, algumas novidades chamam a atenção. A primeira delas é presença de um QR Code no verso do crachá. Com ele, ampliam-se as possibilidades de validação da identificação e situação funcional do servidor.

“A inclusão do QR Code nos novos crachás oferece suporte a qualquer tecnologia de controle de segurança que venha a ser implementada futuramente na Assembleia Legislativa”, explica o coordenador de desenvolvimento da Casa, Stefano Freire.

Na prática, o funcionamento é simples. Por meio de um smartphone com leitor de QR Code, por exemplo, basta direcionar a câmera do aparelho para o código e então será reportado um link contendo a foto e demais informações funcionais do servidor – inclusive se ele se encontra ativo em funções. Isso porque, conforme o coordenador de desenvolvimento, “a tecnologia está diretamente integrada ao sistema de folha de pagamento do setor de Gestão de Pessoas da Assembleia”, observa ele.

Uma outra novidade é a emissão da identificação digital. Por meio do aplicativo móvel do Portal do Servidor, será possível gerar uma versão digital do crachá. “Com isso, caso o servidor esqueça de portar o crachá físico, por exemplo, ele poderá emitir um espelho do seu crachá em algum dispositivo móvel. Essa versão, mesmo digital, também exibirá o QR Code, a partir do qual a validação da identificação poderá ser feita pelos eventuais mecanismos de controle”, acrescenta Stefano. A previsão é que a função entre em funcionamento nos próximos 15 dias.

Crachás

As novas identificações estão sendo feitas pelo setor de Segurança obedecendo a um cronograma de datas dividido por setor e gabinetes. Nesta terça-feira (19) será a vez dos servidores do gabinete do presidente Ezequiel Ferreira. Na quarta-feira (20) o agendamento atende a equipe do deputado Gustavo Carvalho, na quinta-feira (21) é a vez do gabinete de José Dias e na sexta-feira (22), os servidores do gabinete de Nelter Queiroz farão o novo crachá.