Município de Caicó bate índice histórico e chega aos 63% de Limite Prudencial

rangeljoao

O Município de Caicó chega ao mês de Janeiro de 2015 com um índice de Limite Prudencial de 63%, jamais alcançado na cidade, desde a existência da Lei de Responsabilidade Fiscal. O assunto foi tema do Panorama 95 (Rural FM) desta sexta-feira (16) com as presenças do vereador José Rangel e do advogado especialista em direito administrativo e Gestão Pública, João Braz de Araújo.

A situação chegou a tal ponto que, ou o prefeito Roberto Germano toma as medidas, politicamente antipática para a sua base, como redução dos cargos comissionados e dos gastos, ou o Município passará a enfrentar as complicações previstas na LRF, que em ultimo caso seria até o seu afastamento do cargo, por crime de improbidade administrativa.

A base do que os municípios, estados e a União podem que é quando acende a luz amarela é de 48% com salários encargos. Quando chegamos aos 52% essa luz amarela já está muito acesa. Quando debanda dos 52% pra cima ela estoura e ai os gestores públicos são obrigados a tomarem medidas para que isso venha a descer”, explicou José Rangel.

“Sem dinheiro em caixa como é que paga salário, piso dos professores, como vamos corrigir o Plano de Cargos e Carreira, como vamos municipalizar o transito, como o Município vai dar contrapartida de 10% dos recursos federais que são importantes pra vir para o nosso município. E estamos com três anos de seca. Se tivermos um ano desmantelado, como vamos recorrer o homem do campo com água? O prefeito tem que estar preparado e ter planejamento”, completou Rangel.

Ouça o debate:

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.