Mulheres petistas vão presidir comissões no Senado

Foto: Alessandro Dantas

A Bancada do PT no Senado escolheu duas parlamentares para presidir comissões da Casa. Pelos próximos dois anos, as senadoras Regina Sousa (PT-PI) e Fátima Bezerra (PT-RN) irão comandar, respectivamente, as comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A líder do PT do Senado, Gleisi Hoffmann (PR), anunciou nesta quinta-feira (9) os nomes de Regina e Fátima para ficarem à frente dos dois colegiados. Elas foram escolhidas por unanimidade pela Bancada.

“É de novo o Partido dos Trabalhadores mostrando o comprometimento que tem com a política de gênero. É a vez das mulheres participarem, de forma cada vez mais sistemática e forte, das decisões políticas do nosso País”, disse Gleisi, eleita recentemente para liderar a Bancada do partido no Senado.

Fátima Bezerra também ressaltou o compromisso do PT com a construção da igualdade de gênero. “É um gesto importante para valorizar e promover a participação política das mulheres”, aponta a senadora. No Senado, apenas 16% das cadeiras são ocupadas por mulheres, mas no PT a realidade é outra. Dos 10 senadores da sigla, quatro são mulheres e agora três ocupam cargos de destaque: as presidências dos colegiados e a liderança do partido.

A CDH e a CDR foram selecionadas pelo PT para serem presididas por parlamentares da sigla. O direito é garantido a partir do critério da proporcionalidade. Por integrar o quarto maior bloco parlamentar do Senado (Resistência Democrática, que conta com os dez senadores da legenda e um do PDT), o partido teve direito a escolher o comando de duas comissões.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.