Mortes pelos terremotos na Turquia e na Síria ultrapassam 19 mil

O terremoto da última segunda-feira (6) provocou mais de 17 mil mortes na Síria e na Turquia. Ao menos 14 mil turcos perderam a vida, enquanto foram registrados 3.142 óbitos entre sírios.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (9) e lamentou a ocorrência de saques nas regiões afetadas pelo terremoto no país.

“Lamentavelmente, há saques em mercados de algumas localidades. O governo reagirá a isso mediante o estado de emergência. Vamos agir contra os saques com esses poderes. O estado de exceção dará ao Estado a chance de lutar contra quem abusa do processo”, apontou.

A condução de Erdogan após o terremoto tem sofrido diversas críticas pelo partido social-democrata CHP, principal opositor do governo. A Turquia terá eleições presidenciais no final deste ano e o atual presidente será candidato à reeleição.

Erdogan também atualizou outros números dos impactos do terremoto na Turquia. Atualmente o país registra 63.794 feridos e 6.444 edificações derrubadas.

Para auxiliar a Síria e a Turquia no atendimento às vítimas do terremoto, países árabes como a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Kuwait jám destinaram mais de US$ 115 milhões em ajuda.

Somente os Emirados Árabes Unidos destinaram cerca de US$ 100 milhões para a Síria e a Turquia. Os países árabes ainda enviaram auxílios como suprimentos de saúde, alimentos e logística.

Da Gazeta do Povo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.