Morre Irmã Ananília, a mãe dos pobres de Currais Novos

Do Blog de Vlaudey Liberato – Faleceu no fim da tarde desta quinta-feira, 23 de junho de 2022, aos 92 anos, a Mãe dos Pobres, Iolanda Gomes de Assis, conhecida por todos como a Irmã Ananília Gomes.

Modelo de caridade, simpatia e carisma, dotada de uma presença religiosa marcante em nossa comunidade, Iolanda viveu uma infância feliz no município de São Tomé. Mas brincou muito pelas ruas e praças de Currais Novos.

Estudou no Grupo Escolar Capitão Mor Galvão e no Educandário Jesus Menino.

Ingressou na vida religiosa, na Congregação das Filhas do Amor Divino. Tornou-se professora dedicada ao jardim de infância, optando depois pela prática de educação física, durante vários anos, no Colégio Santa Teresinha, em Caicó.

Deixou de atuar no magistério e, mesmo sem muito apoio, fundou a Casa do Pobre, no dia de Sant’Ana, 26 de julho de 1992. Mas Deus estava sempre ao seu lado e como milagre, logo equipamentos, móveis e doações foram chegando.

Seu corpo será liberado ainda hoje e seguirá para Currais Novos, onde será velado na quadra da EJM. Às 14h30 acontecerá uma homenagem e orações na Cada Irmã Ananília. Em seguida seguirá para Igreja Matriz, onde haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento. 

No dia 16 de março de 2018 tivemos a alegria de entrevistar Irmã Ananília no Panorama 95. Bastante emocionada ela falou do lançamento do filme que contou a sua história, exibido inclusive no Centro Cultural Adjuto Dias.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Marcos Dantas (@marcosdantasmartins)