Morre, aos 94 anos, chefe de propaganda da Coreia do Norte

Morre, aos 94 anos, chefe de propaganda da Coreia do Norte
Morre, aos 94 anos, chefe de propaganda da Coreia do Norte — Foto: STR/KCNA VIA KNS/AFP

A imprensa estatal da Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (8) a morte do ex-chefe de propaganda do regime, Kim Ki Nam, que muitos consideram o mentor do culto à personalidade ao redor da dinastia Kim.

Imagens divulgadas pela agência estatal KCNA mostram o atual líder do regime hermético, Kim Jong Un, em um momento de reverência diante do caixão do “veterano revolucionário”. Segundo a agência, Kim Ki Nam, que estava hospitalizado desde 2022, faleceu na terça-feira aos 94 anos devido a uma “disfunção de múltiplos órgãos”.

Ele ficou famoso por comandar durante décadas o crucial departamento de propaganda de Pyongyang, com o qual forjou o culto à dinastia Kim.

A imprensa estatal norte-coreana o descreveu como “um veterano do nosso Partido e da revolução, um teórico de prestígio e um proeminente ativista político.

No final da década de 2010, as funções de Kim Ki Nam como chefe da propaganda de Pyongyang foram assumidas por Kim Yo Jong, a influente irmã do atual líder.

A dinastia Kim, estabelecida pelo líder comunista Kim Il Sung, governa com mão de ferro a nação pobre e isolada por três gerações.

Para Ahn Chan-il, um desertor que se tornou pesquisador no Instituto Mundial de Estudos Norte-Coreanos, Kim Ki Nam “é o equivalente norte-coreano de Paul Joseph Goebbels”, o chefe da propaganda da Alemanha nazista.

“As estratégias de propaganda e agitação da dinastia Kim nasceram todas da mente de Kim Ki Nam”, disse o analista à AFP.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.