Morcego-cabeça-de-martelo: conheça o animal africano que parece uma gárgula e faz concurso de acasalamento; veja vídeos

Morcego-cabeça-de-martelo: conheça o animal africano que parece uma gárgula e amplifica sons em acasalamento
Morcego-cabeça-de-martelo: conheça o animal africano que parece uma gárgula e amplifica sons em acasalamento — Foto: Jakob Fahr

A aparência curiosa de uma espécie de morcego chamou atenção nas redes sociais pela semelhança com as gárgulas da arquitetura gótica. Conhecidos como morcego-cabeça-de-martelo, esses animais têm corpo alongado, e suas cabeças quadradas se tornaram elemento fundamental num ritual de acasalamento incomum.

Outro fator que desperta curiosidade dos cientistas é o acasalamento da espécie. Os morcegos-cabeça-de-martelo atuam em um sistema de cortejo lek, segundo a Live Science. A prática ocorre como uma espécie de concurso em que até 150 machos se reúnem duas vezes por ano para impressionar um grupo de fêmeas, com sons altos amplificados por uma câmara em suas cabeças e exibição de bater de asas.

Naturais das florestas de várzea da África Ocidental e Central, esses bichos são frugívoros, ou seja, tem frutas como a base de sua alimentação, apesar de um estudo de caso publicado nos anos 1960 em que esses morcegos foram observados enquanto se alimentavam de galinhas, no Gabão.

Os machos se penduram nas árvores e passam horas reproduzindo o som enquanto as fêmeas rodeiam as opções viáveis de parceiros. Altamente exigentes, elas escolhem os mesmos 6% dos machos como parceiros em 79% das vezes.

Ainda conforme a Live Science, os animais que emitem sons mais altos geralmente recebem mais atenção das parceiras, dessa forma, como vestígio de adaptação, os machos desenvolveram uma caixa vocal que ocupa cerca de metade do corpo. O espaço é tão grande que chega a empurrar o coração, os intestinos e os pulmões dos bichos para trás e para os lados.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.