Moraes ironiza fala de Eduardo: “Cabo e soldado estão presos”

"Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o STF. O cabo, o soldado e o coronel estão todos presos e o STF aberto e funcionando", disse Moraes (foto), sem citar nominalmente Eduardo Bolsonaro

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, citou nesta 4ª feira (22.mai.2024) uma declaração de 2018 do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) em que o congressista disse ser necessário só “um cabo e um soldado” para fechar o STF (Supremo Tribunal Federal). 

Segundo o ministro, “todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o STF. O cabo, o soldado e o coronel estão todos presos e o STF aberto e funcionando”, sem se referir diretamente a Eduardo. Deu a declaração durante um seminário sobre IA (Inteligência Artificial).

Em seguida, Moraes relacionou a fala de Eduardo ao 8 de Janeiro, mencionando um crescente conflito com o Judiciário e a criação de uma estratégia denominada por ele de “novo populismo”. 

“Como não foi um cabo e um soldado, foram milhares de pessoas que destruíram o prédio do STF, se foi para o confronto. Um confronto ao judiciário para se tentar garantir esse novo populismo”, disse.

Assista (1min33s): 

A declaração de Eduardo Bolsonaro foi dada em julho de 2018, durante um curso para interessados em concursos públicos. “O STF vai ter que pagar para ver, será que eles vão ter essa força mesmo?”, disse o filho do então candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL).

“O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe, manda um soldado e um cabo”, completou Eduardo. 

Depois da repercussão do caso, o deputado federal disse em seu Facebook que nunca defendeu o fechamento do STF e que “o vídeo não é motivo para alarde”. Afirmou também: “Se fui infeliz e atingi alguém tranquilamente, peço desculpas e digo que não era a minha intenção”. 

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.