Moradores de comunidade em Honduras recebem ‘chuva de peixes’; entenda fenômeno

'Chuva de peixes' em Honduras
'Chuva de peixes' em Honduras — Foto: Reprodução/Redes sociais

Os moradores de La Unión, uma pequena comunidade na periferia de Yoro, no centro-norte de Honduras contam um fenômeno especial anualmente. Os moradores da região relatam uma “chuva de peixes” durante uma determinada época do ano. Diante de uma realidade com refeições formadas por alimentos da cultura de subsistência, principalmente milho e feijão, os aldeões se alimentam com os peixes pescados diretamente do chão.

Os residentes afirmam que “chove” peixes do céu todos os anos. O fenômeno acontece durante o final da primavera e início do verão. E apenas em condições específicas: chuvas torrenciais, trovões e relâmpagos.

Logo após o fim da tempestade, os aldeões pegam seus baldes e cestos e descem uma estrada até um pasto submerso, onde o chão fica coberto por centenas de pequenos peixes prateados. Para alguns, é a única época do ano que há a oportunidade de comer frutos do mar.

“É um milagre”, explicou Lucio Pérez, agricultor que vive na comunidade La Unión há pelo menos 17 anos. “Vemos isso como uma bênção de Deus.” O agricultor ainda mencionou que não há uma explicação para essa ocorrência. “O que dizemos aqui em Yoro é que esses peixes são enviados pela mão de Deus”, pontuou.

Alguns moradores também atribuem o fenômeno às orações de Manuel de Jesús Subirana, um missionário católico espanhol que, em meados do século XIX, pediu ajuda para que não faltasse comida na região região de Yoro. Diz a lenda que logo após o missionário fazer o apelo, começou a chuva de peixes.

Os restos mortais de Subirana estão enterrados na principal igreja católica da cidade, na praça central de Yoro.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.