Mochileira brasileira denuncia etarismo ao ser barrada em hostel na Bélgica: ‘Não recebe pessoas com mais de 40 anos’

Mochileira brasileira denuncia etarismo ao ser barrada em hostel na Bélgica: 'Não recebe pessoas com mais de 40 anos'
Mochileira brasileira denuncia etarismo ao ser barrada em hostel na Bélgica: 'Não recebe pessoas com mais de 40 anos' — Foto: Reprodução/Instagram

Uma mochileira brasileira relatou ter sido barrada em um hostel na cidade de Bruxelas, na Bélgica, por ter 60 anos. Segundo ela, o espaço não recebe pessoas com mais de 40. Conhecida no Instagram como @coroamochileira e autora de um livro de viagens, Marcia Reis classificou o caso como preconceito por idade, o etarismo.

Em seu perfil no Instagram, com mais de 38 mil seguidores, Marcia relatou que estava “p* da vida” por ter sido barrada na entrada do local. Segundo ela, a escolha por não receber pessoas com mais de 40 anos está “em letras miúdas” no fim do contrato de reserva.

“Eu tô muito p* da vida. Eu não me atentei que aqui nesse hostel não recebe pessoas com mais de 40 anos. Então, a coroa mochileira aqui não pode ficar no hostel, porque ela tem 60. Já estava pago, tive que solicitar o cancelamento. E agora tenho que sair à caça de um novo hostel, porque eu não me atentei a essa observação na hora de reservar. Eu não olhei, está em letras miúdas lá no final. Agora me ferrei. Bora lá, força na peruca. Nada é tão ruim que não possa ficar pior”, disse Marcia.

Nos comentários, usuários saíram em defesa da mochileira. “Foi culpa deles sim. Você não é obrigada a se atentar a isso. Se eles tem essa regra deveriam ter solicitado os documentos no mesmo local que você fez a reserva, já não permitindo que isso ocorresse. Absurdo!”, publicou uma usuária.

Ao comentar o ocorrido, Marcia falou sobre a importância do debate sobre etarismo e defendeu a estadia em hostel para pessoas de todas as idades.

“Um assunto extremamente polêmico. ETARISMO. Muito se fala sobre discriminação de raça, credo e gênero, mas pouco é falado sobre a discriminação pela idade (…) Foi um choque para essa mochileira que defende a estadia em hostel para todas as pessoas. Mas não é só em hospedagem que isso acontece. Já fiz trilhas onde o ritmo do guia era ditado pelos mais jovens, e que eram a minoria no grupo. A população está envelhecendo, sim, mas cada dia com mais saúde e disposição para se lançar nos mais diversos desafios, sejam físicos ou profissionais. Pessoas com mais de 50 anos iniciando uma nova profissão, uma faculdade, ou se lançando na estrada para realizar o sonho de conhecer o mundo, ou tudo que seu tempo neste plano permitir. Um assunto que devemos começar a pensar e tratar com mais relevância”, publicou Marcia.

Em 2023, estudantes universitárias de Bauru, cidade no interior de São Paulo debocharam de uma colega por estar na universidade aos 45 anos. No vídeo, que viralizou na internet, as meninas falam que ela deveria “se aposentar” e lançam um quiz dizendo: “como desmatricular uma colega de sala”. “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”, diz uma das garotas.

Esse é apenas um exemplo de etarismo, nome dado à intolerância e discriminação contra pessoas com mais idade. Esse tipo de episódio acontece não apenas na educação, mas também na saúde e no mercado de trabalho. Há, inclusive, um Relatório Mundial sobre o assunto, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.