Ministros se reúnem para discutir situação das enchentes no Rio Grande do Sul

Reunião da Sala de Situação para monitorar ações do governo federal para enchentes do Rio Grande do Sul
Reunião da Sala de Situação para monitorar ações do governo federal para enchentes do Rio Grande do Sul — Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil

Quatorze ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva participarão da reunião da Sala de Situação criada para monitorar e atualizar ações do governo federal para as enchentes do Rio Grande do Sul. O encontro ocorre de forma virtual às 14 horas e é o terceiro desde a criação do grupo, na quinta-feira, após visita de Lula ao Estado.

A reunião será coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ao todo, o grupo envolve 17 ministérios, que também serão representados por secretários. Os ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes desembarcaram no Rio Grande do Sul neste sábado para instalar um escritório permanente em Porto Alegre, como uma espécie de base no alinhamento de ações entre governo federal, estado e os municípios.

Neste sábado, aumentou para 56 o número de mortos no Estado e pelo menos 68 estão desaparecidas. O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os cinco metros, alagando áreas do Centro e as zonas norte e sul da cidade. O Aeroporto Salgado Filho suspendeu operações por 24 horas e a Trensurb, empresa de trens, também interrompeu suas operações. No Estado, há 155 trechos totalmente interditados e 33 pontos com tráfego parcialmente restrito.

O secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, reconheceu o estado de calamidade pública em todo o Rio Grande do Sul, medida que já havia sido decretada pelo governo estadual, o que facilita a liberação de recursos federais.

Ministros que confirmaram presença:

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.