Ministério da Saúde anuncia 154 novos municípios de MG que vão receber vacina contra a dengue

Ministério da Saúde anunciou 154 novos municípios que receberão a vacina contra a dengue
Ministério da Saúde anunciou 154 novos municípios que receberão a vacina contra a dengue — Foto: Divulgação

As cidades mineiras de Betim, Uberaba, Uberlândia e Araguari estão entre os 154 novos municípios brasileiros que receberão a vacina contra a dengue. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Até então, 22 cidades mineiras disponibilizam as doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo recebeu uma nova remessa de vacinas contra a dengue. Desta vez, as doses foram compradas, a primeira remessa foi doada pelo fabricante. Serão 930 mil novas doses distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados em todo o Brasil e para os 154 agora contemplados com a ampliação.

A escolha seguiu os mesmos critérios: municípios com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

A vacinação está longe de atingir a meta de 90% do público alvo. Em Minas, a cobertura até agora é de cerca de 30%. Com relação às vacinas já distribuídas e que vão vencer, o Ministério da Saúde informou que haverá uma distribuição dentro dos próprios estados. O governo terá um pouco mais de prazo para fazer esse repasse nos municípios mineiros porque os imunizantes que estão nos postos de saúde têm validade até 30 de junho de 2024.

Minas Gerais é o estado com maior registro de dengue no Brasil, com 795 mil casos e 136 mortes confirmadas este ano. De acordo com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista ao programa CBN Belo Horizonte, já há uma redução no número de casos nas últimas semanas.

– A nossa expectativa do pico no estado era final de fevereiro e início de março, o que foi confirmado. No entanto, o estado é muito grande. Nós ainda temos cidades em várias regiões que (casos) estão ainda crescendo, mas como Belo Horizonte e região metropolitana são mais populosas, ela faz com que a queda seja sentida. Então podemos dizer que o pico já passou, estamos tendo queda semana a semana, estamos percebendo claramente uma redução de casos – diz o secretário.

O estado responde por praticamente um em cada três casos prováveis da doença contabilizados em todo o país. Até esta quarta-feira, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 831 mortes, os maiores números de toda a série histórica.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.