Ministério da Fazenda afirma que rebaixamento do Brasil é temporário

O Ministério da Fazenda reagiu ao novo rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) por meio de uma nota na qual afirma que o governo está adotando uma série de medidas de caráter estrutural para reduzir incertezas fiscais, melhorar a confiança dos investidores e retomar o crescimento da economia.

Segundo a equipe econômica, assim que essas ações começarem a mostrar resultados, a decisão da S&P será revertida. Com o corte, a agência afasta o país mais ainda do “selo de bom pagador”. A entidade passou a nota de crédito da dívida do país de “BB+” para “BB” com perspectiva negativa.

“Diante desse grande esforço conjunto, o Ministério da Fazenda está convicto de que a revisão da nota do Brasil é temporária e será revertida tão logo os resultados das medidas em andamento comecem a produzir efeitos na economia, levando ao reequilíbrio fiscal e à recuperação do crescimento”, afirma o texto.

A Fazenda ressalta ainda que a redução da nota do país por agências de risco não afeta a capacidade do governo de honrar seus compromissos com credores e nem a perspectiva de recuperação da economia no médio prazo: “Apesar do cenário atual de retração econômica, o país mantém a capacidade plena de honrar seus compromissos e cumprir com suas obrigações contratuais”.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.