Militar morre e outros 24 são internados após surto de influenza em treinamento do Exército em MS

Vinícius Ibanez Riquelme morreu após passar mal em treinamento
Vinícius Ibanez Riquelme morreu após passar mal em treinamento — Foto: Reprodução/Facebook

Um surto do vírus Influenza deixou 77 militares infectados após um treinamento realizado pelo 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, em Bela Vista (MS), município situado a 324 quilômetros de Campo Grande, na última sexta-feira. Com sintomas gripais agravados, 24 deles foram hospitalizados, sendo dois em estado grave em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Dentre eles estava Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, que morreu após passar mal com febre, diarreia e com pressão instável.

O panorama emergencial se instalou no sábado, quando a morte do jovem soldado foi confirmada na Santa Casa de Campo Grande. Segundo a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, dos 24 militares, que são 20 recrutas e quatro da equipe de instrução, treze já receberam alta hospitalar.

Ainda em nota, foi informado que 77 militares foram ao Hospital Municipal de Bela Vista com sintomas semelhantes de infecção viral, onde cinco tiveram o quadro de Influenza confirmado e um o de dengue. Um dos pacientes que estava em estado grave na UTI foi transferido para o ambulatório.

Diante do cenário de surto viral, em conjunto com a Prefeitura de Bela Vista, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada optou por adotar medidas sanitárias com objetivo de frear a propagação do vírus. Foi feito reforço do serviço de saúde da unidade com médicos e ambulâncias, e os casos mais graves foram transferidos para hospitais com maior capacidade de atendimento. Vacinas contra Influenza foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde para que o contingente do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado receba o imunizante nos dias 2 e 3 de maio.

Além disso, um grupo foi formado para dar suporte aos familiares dos militares hospitalizados e um Inquérito Policial Militar (IPM) aberto para investigar as circunstâncias do óbito. Quanto as denúncias de possíveis desvios de conduta durante a realização do exercício de instrução individual básica do contingente, foi informado em nota que foi “instaurado um procedimento administrativo para averiguar se houve excessos por parte de algum militar envolvido no treinamento”.

Na nota, a corporação também salienta que “com o apoio do Comando Militar do Oeste, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada está envidando esforços para prestar todo o suporte médico necessário para que não ocorra o agravamento dos casos existentes”.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.