Mercado mantém Selic, mas projeta aumento leve da inflação

Banco Central do Brasil
Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília

O Boletim Focus divulgado nesta 3ª feira (9.abr.2024) pelo BC (Banco Central) com expectativas do mercado para a economia brasileira manteve a Selic, a taxa básica de juros, inalterada em 9%. O relatório traz o balanço das últimas 4 semanas, período em que a taxa seguiu inalterada. .

O mercado também projeta leve variação positiva do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) –que passou de 3,75% na semana passada para 3,76% agora– e do PIB (Produto Interno Bruto) total, que subiu de 1,89% para 1,9% no mesmo período. Eis a íntegra do boletim (PDF – 769 kB)

A pesquisa também traz estimativas para 2025. Segundo o boletim, para o ano que vem, é esperado que a Selic fique em 8,5%, mesma projeção da semana anterior. Para 2026, a expectativa é de que a taxa de juros também permaneça em 8,5%.

A expectativa para o dólar também se manteve inalterada desde a semana passada, quando o último boletim foi divulgado: R$ 4,95. Há 4 semanas, a expectativa do mercado era de R$ 4,93.

O Focus resume desde 2000 as estimativas estatísticas de analistas consultados pelo BC. É possível conhecer as instituições aqui. O relatório é publicado, normalmente, às segundas-feiras. Por causa da greve dos funcionários públicos do BC em 11 de janeiro, a divulgação de alguns relatórios financeiros mudaram de datas.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.