Massa de ar seco traz calor para maior parte do país no primeiro fim de semana do inverno; entenda

Previsão é de calor para o fim de semana em maior parte do Brasil
Previsão é de calor para o fim de semana em maior parte do Brasil — Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia voltou a alertar para a ocorrência de uma área de baixa umidade na porção central do país, neste sábado. Com isso, boa parte do Brasil passará dias de calor no primeiro final de semana do inverno. Além disso, o órgão alertou para ocorrências de chuvas no Nordeste.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a massa de ar seco estacionada na região central do país, responsável pela baixa umidade, é ocasionada pela atuação de um anticiclone em altos níveis. Isto acaba acarretando em um bloqueio atmosférico, que resulta nas altas temperaturas que serão sentidas em grande parte do Brasil.

O alerta de baixa umidade, classificado como de “Perigo Potencial”, tem validade para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, além do Distrito Federal. Veja abaixo um mapa da área de atuação do fenômeno.

Os principais estados afetados pela baixa umidade serão os do Centro-Oeste e São Paulo. Ramos afirma que em Cuiabá e na capital paulista, a umidade relativa do ar chegou a 16% e 14%, respectivamente, na tarde de ontem. O alerta emitido pelo Inmet prevê umidade entre 30% e 20% para os próximos dias.

Em São Paulo, os termômetros deste sábado devem indicar máxima de 28°C e mínima de 14°C. Em Cuiabá, o calor é mais intenso: máxima de 35°C e mínima de 23°C. Fora da área de atuação do fenômeno, o Rio de Janeiro enfrentará temperaturas entre 34°C e 17°C. Os dias deverão ser de poucas chuvas na cidade, sem previsão de chuvas.

Em Porto Alegre, as chuvas dão uma pausa neste sábado, ficando isoladas no oeste e no sul do estado, explica Ramos. Na capital rio-grandense, o dia é de muitas nuvens, com máxima de 27°C e mínima de 18°C.

Por conta do bloqueio atmosférico, as chuvas se concentram nos extremos do país, especialmente na faixa norte da região norte e na parte litorânea do nordeste.

Ramos destaca as chuvas que atingirão o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do sul da Bahia. O Inmet exibiu um alerta de acumulado de chuva para estes locais, que podem ter precipitações entre 20mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Para Recife e João Pessoa, a máxima é de 28°C e mínima de 23°C. Em Maceió, máxima de 27°C e mínima de 21°C. Em Natal, o Inmet prevê máxima de 27°C e mínima de 23°C. Para todas essas capitais, a previsão é de chuva durante todo o dia.

No norte, Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista estão com alertas para pancadas de chuva e trovoadas isoladas neste sábado.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.