Março deve ter temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado em boa parte do país; veja a previsão do final de semana

Onda de calor e chuvas intensas podem impactar clima durante o final de semana
Onda de calor e chuvas intensas podem impactar clima durante o final de semana — Foto: Reprodução/Inmet

A previsão do tempo para o mês de março indica chuvas abaixo do esperado para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, com exceção do Sudeste, onde a precipitação pode ficar ligeiramente acima do esperado. As temperaturas, no entanto, devem ficar acima da média em todas as regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que os termômetros podem passar da média, com valores além de 25ºC. Porém, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a até 29ºC. Já em partes pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, deve ficar próximo da mediana.

— As previsões ainda indicam chuvas irregulares, logo com isso, tem menos nuvens e maior radiação, chegando à superfície da terra e assim, elevando as temperaturas. Estaremos na transição entre o final do verão e início do outono; o El Nino também influenciará, mas está perdendo força — explicou a meteorologista Morgana Almeida.

Ainda de acordo com o órgão, uma onda de calor, deve afetar, ao menos, 170 cidades com o clima quente. Em maior parte do Mato Grosso do Sul e regiões de fronteira de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, há a chance da temperatura chegar a 5ºC acima da média pelo período de 2 até 3 dias. O aviso tem validade até às 21h de sábado. Apesar de indicar ‘perigo potencial’, o risco à saúde é leve.

Confira a área onde a onda de calor deve atingir:

A previsão também mostra a tendência de chuva abaixo da média em parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. No entanto, em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a perspectiva é de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.

Nas regiões Sul e Sudeste, são previstos volumes de chuva acima da média para o mês de março. Fato que tende a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras. Morgana também comentou sobre a perspectiva das chuvas.

— Há uma expectativa de maior ocorrência de frentes frias, logo elas poderão trazer mais chuvas para o Sudeste e Sul— disse ao GLOBO.

Entretanto, no Rio Grande do Sul e nas faixas oeste do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento dos cultivos.

O Inmet emitiu alertas de ‘perigo’ e ‘perigo potencial’ em consequência das chuvas intensas que podem atingir parte do país neste final de semana.

Os avisos de ‘perigo’ — na cor laranja — foram emitidos pelo Inmet devido à perspectiva de fortes chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Estes tem validade até às 10h de sábado e segunda-feira. Podem ocorrer ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Instituto recomenda que em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

O órgão também emitiu avisos de “perigo potencial” — mancha amarela — que indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas podem acontecer. O fenômeno pode impactar todas as regiões do país, menos a Sul. A previsão é válida até às 10h de sábado. As recomendações de cuidado são as mesmas do alerta de maior intensidade.

Ainda de acordo com o Inmet, a previsão aponta que o sábado e domingo no Rio de Janeiro devem ser de tempo estável e céu parcialmente nublado. A máxima será de 33°C e a mínima de 23°C. Em São Paulo, o final de semana deve começar com chuvas. O sábado terá muitas nuvens com chuva isolada, já o domingo contará apenas com a nebulosidade. Os termômetros ficarão entre 31°C e 19°C.

Impactada pela onda de calor, as temperaturas em Cuiabá devem atingir os 38°C durante o final de semana. Apesar disso, a previsão é de chuva isolada para os dois dias. Em Belo Horizonte, onde há um aviso de ‘perigo’, é previsto que ocorram pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A cidade terá máxima de 31°C e mínima de 18°C entre sábado e domingo.

*Estagiário sob supervisão de Daniel Biasetto

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.