Macaco mais gordo do mundo, apelidado de ‘Godzilla’, morre após ser forçado a comer guloseimas e chocolates

Macaco era alimentado com doces, guloseimas e bebidas não saudáveis
Macaco era alimentado com doces, guloseimas e bebidas não saudáveis — Foto: Reprodução

Um macaco obeso mórbido chamado “Godzilla” morreu, na Tailândia, após ser forçado a comer até a morte. O animal desenvolveu um apetite insaciável depois que turistas e moradores locais passaram a alimentá-lo com comidas não saudáveis em um mercado de Bangkok. Ele morreu aos seis anos de idade, em um hospital veterinário, depois de desenvolver vários problemas relacionados ao peso.

Godzilla lutava contra uma doença na tireóide, diabetes e síndrome de Cushing — uma superprodução do hormônio do estresse cortisol. Segundo o britânico The Sun, o diretor do hospital, Dr. Supasek Sarachitti, disse: — Vamos mandar Godzilla para o céu. Eu disse a você muitos anos atrás, você pode não viver muito devido às suas doenças. Você estava em risco de ter um ataque cardíaco.

O macaco obeso foi cremado e suas cinzas foram devolvidas ao seu antigo cuidador, Manop Emsan, de quem ele foi apreendido há três anos. Manop havia adotado Godzilla quando ele era um bebê e o manteve como animal de estimação, o que é ilegal de acordo com as leis de vida selvagem do país.

Mais recentemente, autoridades o encontraram acorrentado em um mercado de Bangkok, onde quem passeava fazendo compras cumpria uma parada quase obrigatória para dar guloseimas, chocolates e bebidas doces para o macaco. Neste período, Godzilla já pesava 19 quilos, quase o dobro do peso esperado para sua espécie.

Após ser descoberto, o macaco obeso ainda foi enviado para um acampamento, onde foi colocado em uma dieta rigorosa com vegetais e outros alimentos nutritivos. Apesar de ter reduzido seu peso para cerca de 15kg, a condição de Godzilla nunca melhorou.

Segundo a família que cuidava do animal, eles o deixavam petiscar o dia todo enquanto administravam sua barraca vendendo almôndegas, e Godzilla se tornou “uma atração favorita no mercado”. A família foi proibida de visitar o macaco enquanto ele se recuperava, mas continuou insistindo até obterem direitos de visitação.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.