Lutador de caratê é atacado por urso durante trilha e espanta animal com golpe, no Japão

Urso avançou contra lutado de caratê no Japão
Urso avançou contra lutado de caratê no Japão — Foto: Reprodução

Um japonês de 50 anos conseguiu escapar de um ataque de urso durante uma trilha na cidade de Nayoro, na última quinta-feira. Lutador de caratê, Masato Fukuda deu dois chutes no rosto do animal, que fugiu em seguida.

— Eu pensei que deveria agir ou então seria morto — disse Fukuda a um canal de televisão local, segundo a emissora americana CBS.

O confronto com o urso deixou Fukuda com ferimentos leves: uma perna torcida. O japonês estava em visita a região central de Aichi para ir até a uma cachoeira nas montanhas de Nayoro, cidade localizada na ilha da Hokkaido. Foi nesse caminho que dois ursos apareceram entre os arbustos. Apenas um deles avançou contra Fukuda.

Em 2023 foram registrados 193 ataques de urso, no Japão, e seis deles foram fatais. É o maior número desde que a contagem começou, em 2006, segundo a CBS. Em novembro do ano passado, um ataque de um desses animais foi apontado como provável causa da morte de um estudante universitário, cujo corpo foi encontrado em uma montanha no norte do país.

Segundo especialistas, a causa para o aumento dos ataques pode estar no verão seco, que diminuiu a quantidade de nozes e bolotas disponíveis — sem alimento, os ursos se tornaram mais ousados. Outro motivo tem relação com a redução da população japonesa no meio rural, que cria uma oportunidade para o avanço desses animais.

— Então essa área se recupera para a floresta, e os ursos têm uma chance de expandir seu território de ocupação — disse o biólogo Koji Yamazaki, da Universidade de Tóquio, ao canal de TV americano.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.