Lula decide ir ao Rio Grande do Sul após 10 mortes causadas pelas chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: LUIS ACOSTA / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira conferir a situação do Estado que sofre com fortes chuvas desde o início da semana. Dez pessoas morreram por conta do temporal, de acordo com a Defesa Civil e outras 21 pessoas permanecem desaparecidas.

O governador Eduardo Leite chegou a fazer um apelo pela ajuda do governo federal nas redes sociais. “Presidente Lula, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu Leite na terça-feira.

Por telefone nesta quarta-feira, Lula afirmou ao governador gaúcho que o Ministério da Defesa tem oito aeronaves disponíveis para enviar ao Rio Grande do Sul que aguardam melhora do tempo para decolar.

— Tem oito helicópteros à disposição para ir ao RS que está com problema, que não consegue levantar voo por causa do teto. Mas os helicópteros já estão preparados para ir ao RS assim que o teto permitir — disse o presidente a Eduardo Leite.

Meteorologistas preveem uma situação ainda mais dramática e de “gravidade extrema” no Estado por conta das chuvas até o fim de semana, de acordo com o portal MetSul. “As mais recentes projeções de chuva dos modelos numéricos, atualizadas no começo desta quarta-feira, sugerem um cenário dramático para o Rio Grande do Sul com acumulados extremamente altos de precipitação nas regiões mais castigadas por cheias e inundações, o que provocará uma situação de desastre de grandes proporções no estado gaúcho”, analisa a especialista Estael Sias, do MetSul.

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão empregando 335 militares no apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas. O trabalho das Forças Armadas iniciou na última terça-feira e conta com 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas e equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. As ações ocorrem em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Metade das vítimas já confirmadas, segundo a Defesa Civil do RS, é formada por pessoas idosas. São casos de descarga elétrica, afogamento e deslizamento de terra.

A Defesa Civil estadual afirma que há 104 municípios afetados pelas chuvas no RS. São 1.145 pessoas deslocadas em abrigos e 1.431 pessoas desalojadas em todo o estado. O órgão estima que 19.110 pessoas tenham sido afetadas diretamente pelas chuvas até agora.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.