Lixão a céu aberto vem sendo o portal de entrada do bairro Frei Damião em Caicó

Um lixão vem sendo criado ao longo dos últimos meses, no principal acesso ao bairro Frei Damião, em Caicó. O Blog do Marcos Dantas conseguiu apurar, durante visita ao bairro nesta tarde de quarta-feira (05) que o lixo é colocado no local, por pessoas de outros bairros, na maioria comerciantes que surgem, geralmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, despejam o lixo e vão embora rapidamente.

A prefeitura tem cozparecido ao local e feito a retirada do lixo, mas não o suficiente para exterminar, de uma vez por todas o problema. “Só dá tempo o carro do lixo deixar o bairro, que já aparece uma caminhonete, ou um carro pequeno para jogar lixo. Esses comerciantes poderiam doar suas mercadorias, quando tivessem se aproximando do prazo de validade, mas não jogar aqui a céu aberto, deixando crianças e adolescentes expostas a situações humilhantes, como levar carne de vaca morta pra casa, como já viu por aqui”, disse uma moradora.

No lixão se encontra de tudo, resto de comida estragada, produtos alimentícios com prazo de validade, carcaça de aparelhos eletrônicos, remédios, notas fiscais de empresas, roupas, plásticos. “Semana passada uma moradora encontrou um sacolão com mais de 100 bonés, novos”, disse uma interlocutora que preferiu não se identificar.

Por se tratar de um bairro carente de políticas públicas, e esquecido pelos gestores, muitos dos moradores do Frei Damião acabam recolhendo alguns dos produtos jogados no lixo, principalmente quando se trata de comida. “Alguns não querem saber se está estragada. Quando se trata de confeito, como esse da caixa ai vencido desde 2015, a criançada faz a festa”, disse a fonte ao Blog. São vários os relatos de pessoas que adoeceram desde que o lixão passou a existir no local, próximo ao posto de Saúde e a escola do bairro.

Confira nossa reportagem:

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.