Leia quais são as funções do Ministério Público Eleitoral

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral
Fachada do Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições de 2022

Glossário Eleitoral, disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), traz o conceito e as funções do MPE (Ministério Público Eleitoral). O verbete informa que a Constituição Federal de 1988 define o Ministério Público como uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Cabe a esse órgão a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

O glossário informa que, na Constituição, a abrangência do MP, no entanto, não incluiu o MP Eleitoral entre as modalidades distintas do Ministério Público. Portanto, na estrutura atual, não há um Ministério Público Eleitoral de carreira e quadro institucional próprio, como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Militar.

O artigo 37 da Lei Complementar nº 75/93 trata genericamente das funções eleitorais, dispondo que o Ministério Público Federal exercerá suas funções nas causas de competência dos tribunais e juízes eleitorais.

Em relação à atuação do MP Eleitoral, a estrutura dos cargos e as atribuições distribuídas são as seguintes:

O serviço on-line do TSE explica, de maneira simples e direta, mais de 300 termos jurídicos adotados no universo eleitoral. Além de popularizar essas expressões, um dos objetivos do glossário é estimular a conscientização de todos para a importância do voto como instrumento de cidadania.

Os verbetes do serviço estão distribuídos em ordem alfabética, o que facilita a pesquisa.

Com informações do TSE.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.