Jovens são alvo da segunda etapa da campanha de vacinação contra sarampo

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (18) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para imunizar jovens de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A campanha vai até o dia 30 de novembro com a meta de atingir pelo menos nove milhões de pessoas e, assim, evitar complicações da doença.

Os jovens de 20 a 29 anos são o público-alvo porque foram eles quem mais contraíram sarampo em 2019, respondendo por 30% dos casos. Ao anunciar a segunda fase da campanha, o ministro interino da Saúde, João Gabbardo, explicou que esse grupo é o maior responsável pela transmissão da doença, portanto, imunizá-los é importante para barrar a doença.

“Mesmo quando tem sarampo, eles não têm maior gravidade, mas mais de um terço dos casos de sarampo estão ocorrendo nessa faixa-etária, então, para interromper a cadeia de transmissão do sarampo, precisamos vacinar esse grupo etário”, disse Gabbardo.

O Dia D de Vacinação será no sábado, dia 30 de novembro, quando os postos de saúde permanecerão abertos para receber esse público. Mesmo quem já tomou uma dose da vacina deve se imunizar, pois para se proteger são necessárias duas doses. Serão destinadas 11,3 milhões de doses para todo o país.

Nos últimos 90 dias, 5.660 casos de sarampo foram confirmados no país em 19 estados. São Paulo concentra 91% dos casos em 176 municípios.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.