Jornal narra últimos momentos de Michael Mosley, morto após acidente durante passeio em ilha grega

Encontrado após sair para passeio em ilha grega, Michael Mosley era famoso por documentários sobre alimentação no Reino Unido
Encontrado após sair para passeio em ilha grega, Michael Mosley era famoso por documentários sobre alimentação no Reino Unido — Foto: Brook Mitchell/Getty Images

O apresentador Michael Mosley foi encontrado morto neste domingo depois de ter deixado o quarto do hotel em que estava hospedado na ilha de Symi na última quarta-feira para um passeio. A mulher de dele lamentou neste domingo a morte de Mosley, conhecido como “guru do jejum intermitente”. O comunicado de Clare Bailey Mosley foi divulgado à imprensa horas após um corpo ter sido encontrado durante as buscas pelo jornalista, escritor e médico britânico.

“É devastador ter perdido Michael, meu maravilhoso, engraçado, gentil e brilhante marido. Nós tivemos uma vida de sorte juntos. Nós nos amávamos muito e éramos muito felizes”, disse ela na nota, reproduzida pela BBC.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, Mosley teria morrido pouco mais de duas horas depois de deixar a mulher na praia de St Nicholas, na última quarta-feira, às 13h30 no horário local (7h30 em Brasília). Imagens de circuito interno de um restaurante na praia de Agia Marina mostram ele descendo lentamente por uma encosta, de onde não seria mais visto.

Mosley havia se despedido da mulher pouco antes e partido para a jornada apenas com uma pequena garrafa d’água, sem telefone. Ele visitava pela segunda vez a ilha de Dodecaneso, local em que já havia estado há oito anos. Segundo o Daily Mail, a caminhada de onde ele estava hospedado até o local de onde desapareceu dura cerca de 15 minutos. Mosley foi visto por câmeras de monitoramento ao longo do trajeto.

A polícia local conseguiu encontrá-lo graças ao guarda-chuva que ele carregava por conta do sol forte que cobre a região neste período do ano. Com 40°C nos termômetros, após concluir sua caminhada, Mosley partiu para Symi, em trajeto que é considerado uma “difícil rota de montanha”. Em vez de seguir a estrada principal, Mosley seguia uma rota alternativa, com o objetivo de chegar a uma praia artificial de Agia Marina.

O corpo de Mosley foi encontrado nesse local, uma área rochosa e íngrime. Segundo o Daily Mail, o prefeito Lefterios Papakalodoukas avistou “algo incomum” quando fazia buscas com um barco. Por volta das 14h09, no horário local, os bombeiros chegaram ao porto e subiram em direção à mureta onde o corpo havia sido avistado. Socorristas foram até o local e recuperaram o corpo de Mosley, levando-o para o litoral, de onde um barco o levaria para o necrotério, onde será feita a necrópsia.

Ao Daily Mail, um legista disse que um exame inicial descartou a possibilidade de Mosley ter sido vítima de um crime, já que “não havia ferimentos óbvios”. Agora, os investigadores vão tentar esclarecer como e por que Mosley acabou morrendo durante o trajeto.

“Parece que foi uma queda, mas precisamos determinar se ele teve um episódio médico antes disso e isso levará algum tempo”, disse um legista.

Em comunicado, Clare destacou que estava orgulhosa da força e do apoio dos filhos e agradeceu o carinho do público. A mulher do apresentador explicou que o marido se acidentou durante uma aventura na ilha grega.

“Nos confortamos com o fato de que ele quase conseguiu. Ele fez uma escalada incrível, pegou a rota errada e caiu num lugar onde não poderia ser facilmente visto pela equipe de buscas”, detalhou ela.

O prefeito da ilha, Eleftherios Papakalodoukas, afirmou que o corpo foi achado enquanto as equipes de buscas analisavam câmeras numa região a 30 minutos a pé da vila de Pedi, onde Mosley foi visto pela última vez. Um fonte policial detalhou à BBC, com base nas características do cadáver, que a pessoa em questão estaria falecida “há dias”.

Mosley ficou famoso por capitanear documentários sobre alimentação na BBC e popularizar a dieta de jejum intermitente conhecida como 5:2. Um porta-voz da polícia disse à BBC que o telefone do apresentador foi encontrado no local em que ele estava hospedado com a sua mulher, que reportou o desaparecimento.

No momento em que Michael Mosley desapareceu, a ilha grega passava por temperaturas de mais de 40°C. Alertas de altas temperaturas foram emitidos por autoridades locais.

Segundo a BBC, moradores locais disseram que estão tentando entender por que alguém sairia a pé para fazer uma caminhada neste calor. A rota que ele teria seguido seria de cerca de 20 minutos a pé pela encosta da montanha e não é considerada “perigosa”, disse um morador à rede britânica.

— É algo que os turistas fazem todos os dias — disse Dawn à BBC Radio 5.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.