Jardim de Piranhas entra em lista do MDR de cidades em situação de emergência pelas chuvas

A situação de emergência causada pelas chuvas foi reconhecida em mais nove cidades brasileiras pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nessa quarta-feira (2). Um dos municípios listados é Jardim de Piranhas, no Rio Norte do Norte. O tipo de problema apontado na cidade é alagamentos.

A medida foi oficializada através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O documento reconhece as cidades afetadas por chuvas intensas, inundações e alagamentos.

As outras cidades que entraram na situação de emergência do ministério foram Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaocara, Natividade, Petrópolis e Porciúncula, no Rio de Janeiro; São Gonçalo do Abaeté, em Minas Gerais; e Rurópolis, no Pará.

Ações de apoio

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.