Japão e Estados Unidos discutem aumento da cooperação militar para fazer frente à China

Premier japonês, Fumio Kishida concede entrevista coletiva em Tóquio
Premier japonês, Fumio Kishida concede entrevista coletiva em Tóquio — Foto: JIJI Press / AFP

Japão e Estados Unidos estão avaliando formas de aumentar a cooperação militar entre os dois países, disse nesta segunda-feira o principal porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, em reação às notícias sobre um eventual reforço da presença americana na região para combater a China.

A revisão do pacto de segurança entre os dois países será anunciada em abril, durante uma cimeira em Washington, afirmaram a imprensa japonesa e o jornal Financial Times, citando fontes diplomáticas.

Essa revisão faz parte das ações destinadas a contrariar a expansão militar chinesa e sua crescente influência política na região Ásia-Pacífico, indicaram os meios de comunicação social.

– O Japão e os Estados Unidos têm discutido formas de fortalecer a cooperação em comando e controle, a fim de melhorar a interoperabilidade e a prontidão – disse Hayashi.

– Pelo que entendi, nada foi decidido em relação à estrutura do lado americano, incluindo o fortalecimento das funções das Forças Americanas no Japão – declarou.

Existem atualmente 54 mil soldados americanos no Japão.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, se encontrará com o presidente dos EUA, Joe Biden, em 10 de abril, durante uma visita de Estado a Washington.

No dia seguinte participará numa cimeira tripartida com os Estados Unidos e as Filipinas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.