Interpretação de texto é fator decisivo para fazer uma boa prova no Enem

Professoras Núbia Santiago e Ruane Santos orientam estudantes em reta final de preparação. Aluna reforça bons hábitos que contribuem para uma melhor interpretação de texto.

 

Para muitos, interpretar um texto é apenas lê-lo. Mas, quando precisamos analisar textos longos, com enunciados extensos e, por vezes, de assuntos que não dominamos, essa interpretação se torna muito mais difícil. Pensando nisso, o De Boa no Enem ouviu as professoras Núbia Santiago e Ruane Santos, e conversou sobre como o aluno que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode atingir ótimos níveis de interpretação de texto. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Mesmo não havendo uma fórmula mágica para responder as questões do Enem, o estudante pode utilizar algumas estratégias. “Sempre indico que haja a leitura do enunciado antes mesmo da leitura do texto base, isso porque você já saberá o questionamento ao qual você deverá responder. Depois disso, a leitura atenta do texto base, anotando as palavras-chave e a ideia principal do fragmento ali exposto, é essencial. Por fim, volte ao enunciado e confira se, de fato, o que foi entendido tem relação com a pergunta feita”, explicou Ruane, que é professora de português no colégio CEI Romualdo. “Seguindo esses passos, as chances de acertar a questão correta aumentam significativamente”, continuou.

De acordo com Núbia Santiago, que é professora de gramática e interpretação de textos no Colégio Nossa Senhora das Neves, também é preciso que o aluno crie o hábito da leitura.

Quem mantém bons hábitos que contribuem para aumentar a bagagem cultural, tão importante quando se trata de interpretar textos, é a aluna do Over Colégio e Curso, Sthephanie Nassi. Ela confessa que gosta de consumir documentários, filmes históricos, livros e conteúdos de arte no seu dia a dia.

Interpretar textos é uma habilidade essencial para qualquer que seja a área. No Enem, isso não é diferente, já que o exame tem, cada vez mais, retirado o teor conteudista das questões e se aproximado de indagações que pedem do participante reflexões sobre o assunto. “Tenha paciência e foco para responder às questões da prova”, alertou Ruane.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.