Integração do São Francisco está mais próxima da realidade no Nordeste

O projeto de integração do Rio São Francisco está cada vez mais próximo de cumprir o objetivo das obras: levar água a mais de 12 milhões de pessoas prejudicadas pela seca no sertão brasileiro. Mais de 94,6% dos 477 quilômetros de canais previstos estão concluídos nos dois eixos de transferência de água: norte (com 93,4% dos trabalhos concluídos) e leste (96,4%). O projeto é uma prioridade do governo federal e passa pelos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ainda no primeiro trimestre de 2017, as águas devem chegar à população de Monteiro e Campina Grande, na Paraíba. Esta última é a segunda cidade mais populosa do estado e passa, atualmente, por risco eminente de colapso no abastecimento de água.

Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, a integração do Velho Chico pretende canalizar água do rio para 390 municípios e 294 comunidades rurais de regiões afetadas por longo períodos de seca e estiagem. O intuito é abastecer desde grandes centros urbanos até pequenas e médias cidades inseridas no semiárido e áreas do interior do Nordeste.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.