Instagram testa novas formas para evitar conteúdos na rede social

O Instagram informou nesta terça-feira (30), no Blog da Meta, que começou a testar duas novas ferramentas para que o usuário possa moldar sua experiência no Instagram. A primeira delas é a possibilidade de marcar postagens no Explore como “Não interessado”; a outra é cancelar a visualização de postagens sugeridas com determinadas palavras na legenda ou hashtags.

De acordo com a postagem, assim que o usuário marcar várias postagens no Explore (a lupa que fica entre o botão da tela inicial e o de adicionar uma nova foto ao feed) como “Não Interessado”, a plataforma não só ocultará imediatamente as postagens marcadas, como não mostrará mais conteúdos semelhantes no futuro.

No caso das postagens sugeridas, basta abrir uma tela de ocultar postagens e, se alguma sugestão não for relevante, ou for incômoda, será possível informar, no campo “Adicionar”, palavras, frases ou emojis indesejados, separados por vírgulas.

E as coisas que você quer ver?

Embora o Instagram já utilize algoritmos, classificadores e processos para priorizar as postagens que pareçam mais agradáveis aos usuários, nem sempre a tecnologia acerta. Nesse caso, a plataforma dá algumas dicas:

Use Favoritos e Seguir

Para acessar Favoritos e Seguindo, você deve clicar no logotipo do Instagram em seu feed.

Ao adicionar uma conta aos seus Favoritos, você visualiza suas postagens no alto e com maior frequência. E poderá ainda ver um feed dedicado dos seus Favoritos, para acompanhar só as postagens deles.

Já no Seguindo, você vê apenas postagens de contas que segue, em ordem cronológica. Nesse tipo de visualização, não há postagens sugeridas, e você consegue visualizar as postagens dos últimos 30 dias.

Ajuste seu controle de conteúdo sensível

Para alterar o Conteúdo Sensível, vá ao seu perfil, toque em Configurações, depois em Conta e em Controle de Conteúdo Sensível. Você poderá ver conteúdos que podem ser perturbadores para outras pessoas, desde, naturalmente, que não violem as Diretrizes da Comunidade.