Inmet alerta para chuvas no RS e SC, e área de baixa umidade avança sobre o país; veja previsão

Chuva de granizo isolada é esperada no RS
Chuva de granizo isolada é esperada no RS — Foto: Reprodução/Inmet

Uma frente fria que se iniciou neste fim de semana na região Sul irá trazer mais chuvas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir desta quinta-feira, sinaliza o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As tempestades isoladas refletem a formação de um centro de baixa pressão atmosférica na região. Centro-Oeste, Sudeste e estados do Nordeste e Norte estão sob alerta de uma área de baixa umidade classificada como de “Perigo Potencial” pelo órgão.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, há a possibilidade de quedas isoladas de granizo em ambas as regiões. Na manhã de ontem, a Defesa Civil do RS emitiu um alerta para chuva e vento fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo, com validade até às 16h de hoje.

Em Porto Alegre, os termômetros marcam máxima de 21°C e mínima de 18°C. Em Florianópolis, a mínima chega a 19°C e máxima de 24°C.

Na região Norte do país, o calor e a umidade favorecem a formação de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento isoladas, informa Ramos. Há previsão de chuvas isoladas para todos as capitais do Norte, com exceção de Palmas.

Os estados mais ao norte da região, como Amapá, Rondônia e parte do Pará e do Amazonas serão os principais afetados. Em Manaus, a máxima é de 33°C e mínima de 23°C.

Ramos explica que há um bloqueio atmosférico na parte central do país, por conta de um anticiclone em altos níveis que mantém a massa de ar seca. Isso provoca uma área de baixa umidade na região que engloba Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e partes da Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.

— Esse anticiclone inibe a formação de nuvens de chuvas e assim mantém o tempo seco e frio de manhã e a tarde quente e seca, por conta do ganho de radiação durante o dia e a perda durante a noite e assim favorecendo essa amplitude térmica.

O Inmet emitiu alerta para pelo menos 13 estados do país onde a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. De cor amarela, o aviso indica “Perigo Potencial”, quando há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Em São Paulo, uma das cidades afetadas, a máxima chega a 28°C e a mínima em 16°C. No Rio de Janeiro, a amplitude é ainda maior, com máxima de 33°C e mínima de 15°C. Em Goiânia, os termômetros marcam máxima de 31°C e mínima de 14°C.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.