Inmet alerta para chuvas intensas para região Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste; veja a previsão

Boa parte do território nacional segue sob alerta de pancadas de chuva isoladas e descargas elétricas no período da noite
Boa parte do território nacional segue sob alerta de pancadas de chuva isoladas e descargas elétricas no período da noite — Foto: Reprodução

Após um final de semana de temporais no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a semana começou com a redução das chuvas no Sudeste, que seguem, no entanto, classificadas como “intensas”, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste estão sob alerta de “Perigo” por conta da forte precipitação prevista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Veja abaixo o mapa do Inmet que mostra os alertas e suas áreas de atuação:

Rio de Janeiro, Minas Gerais e o sul do Espírito Santo estão sob alerta de “Perigo Potencial”, de cor amarela. Há, portanto, chances de chuva de até 50mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, porque há leve risco de queda de galhos e descargas elétricas.

No Rio de Janeiro a previsão é de muitas nuvens, ventos fracos e com chuva isolada, principalmente na parte da tarde. A temperatura varia entre 22ºC e 27ºC, segundo o Inmet. Em Belo Horizonte, o cenário segue parecido, com possibilidade de sol no norte do estado durante o período da manhã.

Já São Paulo também apresenta muitas nuvens e temperaturas mais baixas, com mínima de 18ºC e máxima de 23ºC. Na quinta-feira, segundo a previsão do Inmet, pancadas de chuvas podem acontecer na capital acompanhados de trovoadas. Em Vitória (ES), pancadas de chuvas isoladas podem acontecer durante a tarde e a noite desta quarta-feira. A precipitação deve voltar a ficar forte na quinta-feira. As temperaturas na cidade devem ficar entre 24°C e 34°C.

Entretanto, partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste devem receber chuvas intensas, estando sobre alertas laranjas do Inmet, que indicam “Perigo”. A precipitação deve ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A região Sul pode ter céu parcialmente nublado ou nublado, mas não há previsão de chuva para a região. As temperaturas devem seguir amenas. Em Curitiba, no Paraná, a mínima é de 16°C, e a máxima 25°C. Na capital de Santa Catarina, Florianópolis, os termômetros devem marcar entre 20°C e 26°C. Já em Porto Alegre (RS), a mínima deve ser de 17°C, e máxima de 29°C.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.