Indústria siderúrgica investirá R$ 100,2 bi até 2028, anuncia governo

Lançamento de 3 fábricas na Bahia
Anúncio de investimento foi dado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no Palácio do Planalto, depois de reunião com representantes da indústria

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta 2ª feira (20.mai.2024) que a indústria siderúrgica vai investir R$ 100,2 bilhões até2028. O anúncio se deu a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participar de reunião com representantes do setor do aço.

O investimento privado das siderúrgicas nacionais se dá por conta de medida do governo de taxar aço importado. Anunciada em abril, a iniciativa é uma resposta à pressão feita pelas empresas brasileiras de aço por medidas protecionistas para frear as importações do produto. A proposta tem o objetivo de assegurar o mercado interno para essas companhias.

O Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) aprovou em 22 de abril o aumento do imposto de importação de 11 tipos de produtos do aço. Com a decisão, a alíquota para compra desses itens no exterior passou a ser de 25%. Antes, as tarifas variavam de 9% a 12,6%.

O governo justificou esse aumento no imposto pelo crescimento observado na entrada dos produtos estrangeiros no Brasil. O comitê determinou que a nova tarifa só será cobrada em produtos que ultrapassarem uma cota de 30% acima da média das compras ocorridas entre 2020 e 2022.

A nova tarifa de importação aos produtos que superarem essa barreira é temporária e terá uma duração de 12 meses. O pedido de aumento das alíquotas partiu das siderúrgicas nacionais, que se sentiam prejudicadas pelo aumento da entrada de produtos importados no país.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.