Incêndio em prédio no Recife pode ter ocorrido por curto-circuito

Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Incêndio atinge prédio em construção em Recife — Foto: Reprodução G1

Um curto-circuito pode estar por trás de um incêndio de grandes proporções em prédio no Recife, na noite desta quinta-feira. Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alexandre Carvalho, um problema na circulação de energia no topo da estrutura em construção teria dado início às chamas, que foram descendo por andares do prédio. Não houve vítimas.

“Pelo que nós soubemos, o fogo começou no último ou no penúltimo andar, possivelmente pode ter sido um curto-circuito e veio para a parte de baixo, porque o incêndio que se iniciou lá começou a desprender materiais, como nós vimos. Havia só um vigilante na obra e, quando o incêndio começou, ele saiu”, afirmou o secretário nesta sexta-feira.

Na noite desta quinta, um incêndio de grandes proporções tomou o topo da estrutura do prédio em construção Botanik, da construtora Carrilho, localizado no bairro Torre, em localização nobre do Recife. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h05 e quatro viaturas chegaram ao local para conter as chamas. Segundo a corporação, ainda havia registro de focos no começo da manhã desta sexta, às 6h30, quando a Defesa Civil de Recife chegou ao local.

Além do Corpo de Bombeiros, atuaram no local a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, a Polícia Militar, a Defesa Civil, a Guarda Municipal do Recife e o Samu. O Corpo de Bombeiros informou que foram empregados 50 militares, com apoio de 13 viaturas. A Polícia Civil de Pernambuco ainda instaurou um inquérito para apurar as condições do incêndio.

A construtora Carrilho, responsável pelo empreendimento, informou na manhã desta sexta que o não há risco ou qualquer possibilidade de comprometimento da estrutura, segundo o que teria sido apontado em perícia feita no local junto com a Defesa Civil.

“Na esteira das recomendações partidas dos órgãos responsáveis, a construtora está retirando as bandeja de proteção dos andares superiores para que a normalidade do entorno seja estabelecida. Registra, por oportuno, haver preservado o estado de coisas visando propiciar vistoria pelo Instituto de Criminalística (IC), com a brevidade que o caso reclama, de modo a que restem identificadas as causas do incêndio”, afirmou, em nota.

“A CONSTRUTORA CARRILHO LTDA, acerca do evento que atingiu seu empreendimento em construção do bairro da Torre, vem aos seus clientes informar que uma de suas equipes técnicas, conjuntamente com especialistas em obras e segurança na construção civil, a cargo da Tecomat e Engest, bem assim a Defesa Civil do Recife, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 29, vistoria no empreendimento e patenteou a integridade da obra e a não existência de risco ou de alguma complicação na estrutura.

Acresce que, na esteira das recomendações partidas dos órgãos responsáveis, a construtora está retirando as bandeja de proteção dos andares superiores para que a normalidade do entorno seja estabelecida. Registra, por oportuno, haver preservado o estado de coisas visando propiciar vistoria pelo Instituto de Criminalística (IC), com a brevidade que o caso reclama, de modo a que restem identificadas as causas do incêndio. A empresa reforça junto aos clientes e sociedade os seus 55 anos de atuação pautados em valores rígidos de compromisso com seus clientes, colaboradores e sociedade, acumulando ao longo dos anos certificações como ISO 9001, PBQPH e NDT que atestam a qualidade dos insumos e processos utilizados. Informa ainda que honrará com os prazos contratuais de entrega da obra e reforça o seu compromisso com a excelência dos seus serviços.”

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.