Hospital Regional de Caicó desmobiliza dez leitos de terapia intensiva destinados a pacientes com Covid-19

O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes confirmou a desmobilização de 10 (dez) leitos de terapia intensiva destinados ao tratamento de usuários suspeitos e/ou infectados por COVID-19, a partir desta segunda-feira, dia 16 de agosto.

 Os dados divulgados no site do Regula RN (https://regulacao.lais.ufrn.br/salasituacao/sala_publica/) mostram taxa de ocupação de leitos críticos no Estado de 34,46% e no Seridó de 11,11% (atualizado em 15/08/2021). Demonstram, ainda, 1 paciente com perfil de leito crítico na lista de regulação da Central Metropolitana, com 145 leitos críticos disponíveis; e 0 pacientes com perfil de leito crítico na lista de regulação da Central do Oeste, com 30 leitos críticos disponíveis.

Além disso, os dados divulgados no Indicador Composto para Monitoramento da Pandemia pela COVID-19 no estado do Rio Grande do Norte, emitido pelo Comitê de Especialistas para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19 no RN, demonstram melhora em 16 municípios (64%), estabilidade em 5 municípios (20%) e piora em 4 municípios (16%) nesta IV Região Sanitária, considerando a evolução entre 6 e 13 de agosto do ano em curso.

É importante frisar, ainda, que o hospital segue como referência regional para o atendimento a usuários suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus, e irá dispor em sua Ala Covid, após tal desmobilização, de 12 (doze) leitos críticos e 17 (dezessete) leitos clínicos para suporte e assistência de qualidade a pacientes acometidos por COVID-19. No referido setor, outros 6 (seis) leitos seguem temporariamente inoperantes em decorrência de readequações estruturais.

Concomitante a esta desmobilização, em acompanhamento às medidas implementadas para o enfrentamento à pandemia decorrente do novo coronavírus e considerando as demais patologias que seguem acometendo a população seridoense, a Sesap/RN vem articulando junto ao município de Caicó o retorno para este serviço de saúde dos leitos que se encontram como retaguarda clínica no Hospital do Seridó, previsto para 01 de setembro do corrente ano. Saliento que a ocupação dos referidos leitos segue conforme regular solicitação de vaga ao sistema de regulação estadual, observando-se os princípios do SUS.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.