Hapvida inicia processo de acreditação em seus hospitais

O Sistema Hapvida, com base em seu mapa estratégico, definiu que ao longo do ano de 2016 iniciará o processo para acreditação de alguns hospitais de sua rede exclusiva. O pontapé inicial do programa já foi dado no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador (BA), com o diagnóstico operacional e a pesquisa de percepção de qualidade. “Com a certificação, o Hapvida pretende melhorar o alinhamento estratégico na gestão organizacional e operacional, aumentar a eficiência dos processos administrativos, além de capacitar a equipe de gestores e melhorar os resultados dos hospitais, buscando qualidade e segurança nos serviços prestados”, declara o presidente do Hapvida, Dr. Jorge Pinheiro.

A acreditação é uma certificação de qualidade, mas exclusiva para instituições de saúde, em que são avaliadas todas as etapas da assistência prestada ao paciente, da entrada ao resultado final. É um processo voluntário do próprio hospital, que passa por avaliações periódicas para garantir a qualidade do atendimento através de padrões previamente estabelecidos. “O selo é um procedimento reconhecido na área hospitalar e, no caso desses hospitais, prova que é possível oferecer serviços de saúde e de baixo custo com segurança e qualidade”, afirma Pinheiro.

Para a acreditação, o Hapvida escolheu o processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o apoio da empresa IQG – Health Services Accreditation. O processo todo deverá durar 18 meses e no Hospital Teresa Lisieux, a visita da auditoria da empresa certificadora escolhida deve ocorrer no primeiro semestre de 2017.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.