Haddad diz que Lula quer acordo “repaginado” com a União Europeia

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
"Tudo leva a crer que o presidente Lula vai insistir em um acordo repaginado com a União Europeia", disse Haddad (foto)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 3ª feira (16.abr.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer um acordo “repaginado” entre o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a UE (União Europeia). 

“Tudo leva a crer que o presidente Lula vai insistir em um acordo repaginado com a União Europeia”, declarou durante participação no evento Finanças Sustentáveis, em Washington, nos Estados Unidos. 

Lula quer que o acordo se confirme ainda em seu mandato. Entretanto, há desentendimentos em ambas as partes.

O presidente da França, Emmanuel Macron, negou em dezembro sua intenção de integrar a parceria. O chefe do Executivo da Argentina, o libertário Javier Milei, também é contra. 

O tratado de livre comércio UE-Mercosul é de interesse da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen –que deve buscar se reeleger para o cargo e por isso tenta conseguir aprovar o acordo agora. As eleições do Parlamento Europeu serão realizadas de 6 a 9 de junho de 2024.

No entanto, o posicionamento de Macron tem potencial para encerrar as negociações entre os 2 blocos econômicos. Para passar, o acordo precisa da aprovação dos 27 países integrantes do grupo europeu. Só a posição contrária da França já é capaz de derrubar o tratado com o Mercosul.

Haddad também falou sobre a relação do Brasil com os Estados Unidos durante o evento. Segundo ele, é necessário que os 2 países foquem na transição ecológica e na “integração do continente”

O ministro também disse que o Brasil não pode ter parcerias só com uma nação e que precisa diversificar a sua cartela de parceiros. Deu um exemplo: “Nós temos uma relação com a China pela complementaridade”.

“O Brasil tem uma economia que não pode simplesmente se acoplar a uma outra economia. É uma economia muito grande para ter um parceiro preferencial”, declarou.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.